29 de março de 2010

Caim: O Que a Bíblia Esconde

Caim

O relato da criação do Gênesis é uma versão resumida dos relatos muitos mais detalhados dos textos sumérios. Nestes, se fala constantemente de Adão, literalmente, "o terrestre". Lá está toda a genealogia de Adão: "Este é o livro das gerações de Adão". No começo, Adão teve dois filhos: Caim e Abel. Caim matou seu irmão e por isso foi desterrado por Yavé (Javé, Iavé ou Jeová): "E Adão conheceu sua mulher de novo e ela lhe deu um filho que foi chamado Set." É através da linhagem de Set que a Bíblia segue uma genealogia de patriarcas até Noé, o protagonista da história do Dilúvio. Depois, o relato se concentra nos povos asiáticos, africanos e europeus.
Mas, o que aconteceu com a linhagem de Caim? A Bíblia tem uma dúzia de versículos sobre isso. Iavé condenou Caim a viver como nômade, "fugitivo e vagabundo sobre a Terra":

E Caim saiu da presença de Iavé
e habitou a Terra de Nod, a este do Éden
E Caim conheceu sua mulher
e com ela engendrou Enoch
E ele construiu uma cidade
e pôs na cidade o nome de seu filho, Enoch

Várias gerações depois nasceu Lamek. Este, tev
e duas esposas; de uma delas teve Yabal: 'Ele foi pai dos que habitam em tendas e têm gado"; da outra esposa, teve dois filhos; um Yubal, que foi o "pai dos que tocam flauta". O outro filho, Tubal Caim, foi forjador de ouro, cobre e ferro.
A essa escassa informação bíblica é acrescentado o pseudo-epigráfico Livro dos Jubileus que, acredita-se, foi escrito no século II a.C. a partir de fontes mais antigas. Relacionando os acontecimentos com a passagem dos Jubileus, ali diz:

"Caim tomou sua irmã Awan (Avan) para que fosse sua esposa e ela lhe deu Enoch no final do quarto jubileu. E na primeira semana do quinto Jubileu, se construíram casa na terra e Caim construiu uma cidade e lhe pôs o nome de seu filho Enoch."

Os eruditos bíblicos ficam desconcertados com o nome de Enoch, que significa "fundamento" "fundação" e que se aplica tanto a um descendente de Adão através de Set como a outro descendente, através de Caim assim como outras similitudes nos nomes dos descendentes. Seja qual for o motivo, é evidente que as fontes sobre as quais se basearam os compiladores da Bíblia atribuem façanhas extraordinárias a ambos "Enochs" que, talvez, seja uma só e mesma pessoa pré-histórica.
O livro dos Jubileus afirma que: "Enoch foi o primeiro entre os homens que nasceu na Terra que aprendeu a escrever, aprendeu os conhecimentos e a sabedoria e que escrevia o sinais dos céus, segundo os meses, em um livro." Segundo o Livro de Enoch, a este patriarca foram ensinadas, durante uma "viagem celestial" as matemáticas e o conhecimento dos planetas assim como o calendário e a localização das "Sete Montanhas de Metal" na Terra, a oeste.
Os textos pré-bíblicos sumérios, conhecidos como as Listas dos Reis relatam também a história de um soberano antediluviano a quem os deuses ensinaram todo tipo de conhecimento. Seu nome-epíteto era "En-Me-Dur.An.Ki (Senhor do Conhecimento e dos Fundamentos do Céu e da Terra) e é muito provável que seja um protótipo dos Enochs bíblicos.

Os relatos nahuatlacas das andanças e chegada a um destino final, do assentamento e de construção de uma cidade; de um patriarca com duas esposas. cujos filhos são a origem dos povos; de um que se tornou famoso por ser forjador de metais, são demasiado semelhantes aos relatos bíblicos. Incluindo a importância que os náhuatl dão ao número sete, tal como na Bíblia. O sétimo descendente da linhagem de Caim, Lamek, proclamou enigmaticamente que "até sete vezes sete será vingado Caim; e Lamek, setenta vezes sete". Não seriam essas lendas as recordações da desterrada linhagem de Caim e seu filho Enoch?

Os Astecas chamaram sua cidade de Tenochtitlán, a Cidade de Tenoch, assim denominada em honra a seu antepassado. Se levarmos em conta que, em seu dialeto, os Astecas assinalavam muitas palavras com o som "T", Tenoch poderia ter tido origem em "Enoch".
Um texto babilônico baseado, segundo especialistas, em um primitivo texto sumério do terceiro milênio a.C., conta, enigmaticamente, uma disputa que termina com um assassinato, entre um lavrador e seu irmão pastor, iguais aos bíblicos Caim e Abel. condenado a "vagar com pesar", o infrator, chamado Ka'in, emigrou para a terra Dunns e ali "construiu uma cidade com torres gêmeas.

As torres gêmeas na cúspide das pirâmides é um signo distintivo da arquitetura asteca. Seria esse "estilo" uma herança da engenharia de Ka'in, uma cidade com torres gêmeas? E Tenochtitlán, a "cidade de Tenoch", não deve seu nome devido à história de Caim que, milênios atrás "construiu uma cidade e lhe pôs o nome de seu filho, Enoch"? Não seria essa cultura da América Central o Reino Perdido de Caim? É uma possibilidade que responde a questões relacionadas aos primórdios do homem nestes territórios.
A hipótese pode esclarecer outros enigmas, como "a marca de Caim", que pode ser um traço hereditário marcante dos ameríndios: a ausência de pelos no rosto. Segundo o relato bíblico, Caim, depois de ser desterrado e condenado a vagar pelo Oriente começou a preocupar-se com a possibilidade de ser assassinado por alguém buscando vingança. O Senhor, então, "pôs um sinal em Caim" para que fosse reconhecido como estando sob a proteção do Senhor.

Ainda que ninguém saiba em que pode se constituir esse sinal, geralmente se aceita que foi algum tipo de tatuagem à vista. Mas a Bíblia diz que o sinal valerá como proteção até a sétima geração e mais além. Um, sinal como esse tem de ser uma marca genética, algo que se transmite hereditariamente. Os ameríndios não têm barba. Talvez sejam eles os descendentes de Caim e o Novo Mundo, seria o reino Perdido de Caim.

2 comentários:

  1. Gostei dese tema levantado por vc. Sou, mas gosto muito de livros apócrifos e temas relativo. Pra mim a Bíblia nãoestá e nunca esteve errada, está apenas faltando algumas parte. É como um quebra-cabeças gigante, alguns, não todos, mas alguns deles são partes que poderiam completa essa história. Gostei do seu ponte de vista, tenho a mente aberta e gosta de tratar temas assim. Mais uma coisa, tenho uma versão dolivro dos Jubileus que baixei, mas a tradução está horrível ,mal da pra entender, se tiver uma versão melhor pra compartilhar comigo, agradeceria. Sei que ja falei pra caramba, rsrs, mas so completanto o que vc afirmou no final, sobra o sinal de Caim, se vc ler o Genesis de Melquisedeque, diz claramente que o sinal que O Criador deixou em Caim, foi o rosto liso. ``O Criador teve compaixão de Caim, prometendo-lhe proteção. Como sinal dessa promessa,
    acariciou-lhe a face, fazendo-lhe desaparecer a abundante barba.`` Espero ter ajudado. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre a nossa origem e se existe alguma coisa que a humanidade não pode saber.

    ResponderExcluir