29 de março de 2010

Runas

sistema de escrita e oráculo dos Vikings



Runas são os sinais – as letras – que compõem o sistema de escrita dos Vikings, um dos mais exóticos dentre os chamados povos bárbaros europeus. Esses guerreiros navegantes habitavam as terras da Escandinávia, atualmente: Finlândia, Noruega, Dinamarca e Suécia até a fronteira com a Alemanha. Sua cultura remonta 1.000 anos antes de Cristo mas a história oficial somente tomou conhecimento deles depois do ano 700 da nossa era.
Os Vikings não deixaram livros mas criaram as Runas, uma escrita alfabética simples usada para registros comemorativos, jurídicos, utilitários e também em magia, como oráculo que profetizava em função da combinação das letras "jogadas" numa consulta.
Encontramos a origem das Runas no mito do Deus Odin. Conta a lenda que em Asgard, a morada dos deuses Vikings, crescia Yggdrasil, a Árvore do Mundo, cujas raízes ninguém conhecia. A Árvore mística servia de canal de comunicação entre a Terra e o Mundo dos Deuses. Foi nesta Árvore que Odin descobriu o segredo do conhecimento: as Runas. Odin encontrou as pequenas peças de pedra ou madeira com sinais gravados e entregou-as aos homens além de ensiná-los a usá-las. Por esse feito Odin sagrou-se protetor do conhecimento, da escrita e das artes poéticas.
Mas as Runas também eram mágicas: serviam para a adivinhação. Podia-se ler a sorte utilizando as runas ritualmente. O runemal é a arte de jogar as Runas. As Runas eram usadas em invocações para influenciar o clima, as marés, as colheitas, o amor, a saúde. Também protegiam contra feitiços, derrotavam a morte. Os sinais rúnicos aparecem gravados em espadas, escudos, taças, amuletos, em proas de navios. Os Mestres das Runas eram chamados Teutos e eram como Xamãs com grande pretígio tribal.
As Runas mais comuns eram gravadas em pedras chatas e lisas que o Teuto guardava numa bolsa. Para jogar sacudia a bolsa e lançava as Runas no círculo. As que caíam com a inscrição voltada para cima eram interpretadas. A palavra Runa significa coisa secreta ou mistério. O alfabeto rúnico é chamado futhark.

Nenhum comentário:

Postar um comentário