23 de maio de 2010

Os contos celtas

Os contos e os mitos do mundo céltico, são na sua grande maioria, da Idade do Ferro do Ciclo de Ulster, antigo Ulaid, e estão graficamente preservado em vários escritos, como o Mabinogion, graças aos costumes dos primeiros contadores de histórias irlandesas.
Estas histórias serviam como elemento de educação para os jovens da nobreza céltica, pois seus personagens heróicos forneciam um modelo de comportamento guerreiro, próprio para juventude da época. Contudo, os mitos também forneciam representações lendárias de personagens reais, cujos atos são tão marcantes que foram preservados tanto na poesia bárdica como na memória popular.
Mesmo com a chegada do cristianismo, os contos orais não puderam ser destruídos, mas acabaram sendo adaptados ou cristianizados, onde antigos Deuses celtas tornaram-se um único Deus e sacerdotes druidas da Velha Religião foram substituídos pelos santos católicos.
Sendo que, o maior prodígio destas histórias são indiscutivelmente o fato de terem sobrevivido, durante séculos afora, e fornecerem até os dias de hoje informações sobre esse rico e encantador mundo celta, para que assim, possamos senti-los e transmiti-los às gerações futuras, além de preservar toda uma tradição.

Um comentário: