17 de março de 2012

Encontrando Vampyros e Vampyras no mundo real: Bom senso e cuidados básicos

"O fato é, você vai ou faz alguma coisa porque você quer. E pelo menos deve ser capaz de sustentar o que fez e o motivo para você e para os outros depois. Provavelmente você sentia-se recompensado de alguma forma e ganhando alguma coisa para ter escolhido ou feito algo".

"E quando a situação deu completamente errada ou você se descobriu abusado, agredido e muito mais e exposto a algo que vai deixar sequelas e pode colocar em risco sua vida? O que você vai fazer?Você descobre que poderia ter evitado tudo isso muito antes."

...

Por que escrever um texto assim? Pode parecer uma sequência de obviedades e redundâncias. Mas pela experiência em conversas por msn e respondendo e-mails ao longo deste tempo, acabou se tornando algo prudente e relevante, aos olhos deste colunista. Então vamos ao que interessa e queiram perdoar o tom seco e áspero que assumo em determinados parágrafos.

O ponto é o seguinte, além de todo glamour e toda fascinação que a idéia de encontrar um "Vampyro" ou uma "Vampyra" possa exercer sobre você tem algumas coisas que deveria ter bem claras antes de mais nada.

Muitas vezes quando teclamos na net com outras pessoas lidamos diretamente com esperanças, idéias e reflexos de coisas nossas que nos iludimos pensando que estão em outras pessoas. Um lamentável erro que em maior ou menor grau todos nós já cometemos conscientemente ou não algum dia. Quando encontramos a pessoa, muitas vezes percebemos como fomos tolos. Ou um pouco pior, queremos tentar provar para a gente mesmo que o que achávamos era verdadeiro de alguma forma.

Por mais anti-romântico e antidevaneios romanticidas presentes na temática vampírica e mesmo Vampyrica: Vivemos no planeta Terra antes de mais nada!

E o que acontece aqui, acontece dentro de parâmetros e limites de realidade bem específicos. Vivemos no mesmo planeta onde passa "O cidade alerta", o "Linha direta" e outros programas que ilustram coisas bem ruins do cotidiano. E que não queremos acontecendo com quem a gente se importa de alguma forma. Eu me importo o suficiente com você leitor/a para escrever sobre isso, sem mesmo nunca ter-lhe visto ou encontrado.

Você conheceu alguém via comunidades da internet ou via messengers da vida, teve uma ou algumas conversas densas com a pessoa, sentiu calafrios e calorzinhos inesperados e até mesmo ouviu sobre assuntos secretos, sedutores e outras coisas ainda mais gostosas e picantes? Ou mesmo assustadoras? Ficou com vontade de ver na prática como é? Cuidado. Usa o cérebro. E olho vivo...Nem tudo é o que parece.

Lembre-se você estará lidando com uma pessoa tão real quanto você tanto nos aspectos positivos e negativos.E você é responsável pelo que permitir acontecer, então não seja bobo/a, não dê brecha para o azar ou para coisas piores acontecerem.

A primeira dica é salve suas conversas via messenger ou em comunidades clicando no botão salvar de seu "browser" ou do seu messenger.Pelo menos é uma segurança que você pode ter no trato com as pessoas que encontra na net. Você pode comparar os históricos dessas conversas depois de um tempo e ver se a pessoa mantem a coerência de seu discurso e de suas idéias através do tempo de contato.

Existem pessoas que agem de forma provocadora e desagradável e insistem em fazer os outros sentirem-se desconfortáveis consigo. Ignore estes tipos e se os mesmos insistirem bloqueie e denuncie aos responsáveis pela comunidade e também pela prestação do serviço.

Você não é obrigado a responder perguntas. Você não é obrigado a nada, na verdade e tampouco ninguém tem o direito de coagir você a nada. Isto é uma forma de violência silenciosa que se propaga por aí e que somos tantas vezes expostos que perdemos o feeling e a sensibilidade para perceber.

Existem pessoas que não integram uma Subcultura Vampyrica, mas têm fetiche de se passarem por elementos que a integrem. Os tipos mais comuns que vemos por aí que se utilizam de temática vampírica e até mesmo Vampyrica, normalmente tentam elaborar laços "românticos" e pressionar as pessoas com quem se relacionam de formas variadas.

Seja com uma cantada barata ou mesmo convencendo a pessoa que é capaz de sugar energias via monitor de computador, intuir nomes secretos ou ainda falar de como descobriu que a pessoa que contacta é sua alma gêmea de outras vidas, que têm centenas de anos, que são amaldiçoados,que precisam de sua ajuda para salvarem o mundo, que vão transformá-lo em um imortal, que prometem conceder superpoderes e outros blá...blá...blás repetitivos que já se tornaram "melodramas" folhetinescos.

"Manipuladores não criam e não concedem nada. Só volvem e revolvem coisas que você já tinha na sua conduta e no seu jeito."

E tem mais uma coisa, tá. Pessoas que agem dessa forma com você, já agem assim e do mesmo modo com muitas outras e há um certo tempo. Você não vai ser especial e nem nada assim, você vai ser mais um ou uma. E você não é objeto para ser usado e descartado. Nunca foi e nem deveria se sentir como tal em nenhum momento.

Pessoas não têm superpoderes de nenhuma natureza. Ninguém é capaz de salvá-lo de sí. Ninguém pode lhe prover com aquilo que você não é capaz de fazer por sí! Acorda! Tem gente por aí que pode estar te vendo como mais um ponto no seu placar ou ainda como o termo horrível de "rebanho" e ainda "novilho" ou "gado". E cair vítima de alguém mal intencionado, apenas para justificar agir da mesma forma depois é algo bem nojento e desprezível.

Ao longo do tempo estas pessoas ficam querendo saber tudo a seu respeito e até mesmo fingirá ser seu amigo/a e irá tentar salvar todas informações possiveis relacionadas a você e ainda querer encontrá-la/o pessoalmente, para fazer uso disso e muito mais. Ou seja a pessoa não quer saber de um vínculo emocional saudável contigo e sim quer tratá-la como mais um/uma que pegou. E convenhamos, isso não tem nada de vampírico e menos ainda de Vampyrico. Longe de qualquer falso moralismo, mas vale dizer que Promiscuidade deixou de ser algo alternativo e tornou-se algo mundano há muito tempo.

E ainda existe a possibilidade de você estar lidando com uma pessoa louca e instável emocionalmente ou ainda algum criminoso procurado pela polícia, fantasiando-se de algo que ele não é. Lembre-se do que dissemos acima: Você estará lidando com uma pessoa tão real quanto você, tanto nos aspectos positivos e como nos negativos.E você é responsável pelo que permitir acontecer, então não seja bobo/a, não dê chances ao azar ou para coisas piores acontecerem.

Encerro citando as palavras de um site que admiro e respeito muito, ao falar sobre como procurar supostos grupos:"Desnecessário dizer também que é perigoso sair por aí perguntando sobre grupos, pois existe todo tipo de malucos pelo mundo. Por isso, a única dica realmente útil que eu posso dar é: conheça as pessoas. Se você fizer amizade com alguém legal que também te achar bacana, e se essa pessoa tiver um coven ou grupo de estudos, ela naturalmente irá chamar você para fazer parte. E, se ela não tiver… quem sabe vocês não montam um grupo juntos?"

Paciência e cuidado.

Longe de querer criar algum tipo de cartilha ou afins, deixo algumas dicas. Basicamente o que podemos sugerir para você neste texto é o seguinte:

- Se você é um simpatizante ou curioso sobre Cena Vampyrica, conheça o código de ética e bom senso intitulado "Black Veil";

- Nunca vá sózinho a encontros com pessoas que você conheceu via internet, leve sempre um amigo ou uma amiga ou ainda mais pessoas de confiança juntos/as;

- Informe um amigo ou uma amiga ou um parente de confiança do encontro e de onde será, sempre;

- Evite ficar sózinho nos primeiros encontros com a pessoa, se possível. Mesmo a pessoa sendo engraçadinha ou tristinha demais. Mesmo você querendo salvar ou cuidar daquela pessoa ou cair naquele papinho de "para sempre e sempre".

- Evite a todo custo lugares que não sejam públicos e movimentados. Dê preferência a marcar encontros em bares, eventos, festas, restaurantes e afins. Estes locais normalmente têm mais frequência e profissionais que podem reforçar o nível de segurança ou mesmo ajudare se algo que lhe desagrade acontecer.

- Evite a todo custo marcar encontros em parques, cemitérios, ermitérios, praças e afins;
Por mais antinatural que isso possa parecer;

- Realmente evite sair destes lugares bastante frequentados com a pessoa. Procure permanecer ali nos primeiros encontros.

- Avise aonde você vai e com quem você vai para parentes, gente de confiança ou responsáveis.

- Vampyros e Vampyras NÃO BEBEM SANGUE HUMANO OU MESMO ANIMAL E NEM NADA PARECIDO devido as grandes chances de infecção por diversas formas de doenças transmitidas pelo mesmo e atualmente sem cura; Evite e repudie qualquer forma de ingestão sanguínea em qualquer circunstância.

- NUNCA permita que a pessoa a convença fazer algo que possa lhe desagradar ou causar embaraço ou confusão de alguma forma. Por mais aprazível e delicioso que possa parecer.

- Ninguém tem superpoderes como você cansou de ver nos filmes, videogames e afins. Ninguém muda de forma fisica. Ninguém vira "demônio". Ninguém muda de sexo com um estalar de dedos e afins. Se algo assim ou parecido começar a acontecer na sua frente pode ser um sinal que você tenha sido dopado ou drogado pela pessoa. Fuja, corra e procure a delegacia ou o hospital mais próximo.

- Se você se sentir amedrontado, ameaçado, coagido, sob alguma forma de dominio não-natural, forçado a fazer alguma coisa que lhe desagrade e contrarie - NÃO VÁ SOB NENHUM ASPECTO! FIQUE EM CASA É MUITO MELHOR. E se a perseguição prosseguir, procure as autoridades responsáveis. Há uma grande chance de você estar em risco. E nada de romantismos frívolos como chamar os amigos mais fortes para lhe defenderem. Procure as autoridades responsáveis e denuncie como crime o que está passando.

[o conteúdo deste texto pode ser ampliado e revisado com sua colaboração através do mail:
officinavampyrica@yahoo.com.br e o nome dos participantes serão citados ]

Creative Commons License
Encontrando Vampyros e Vampiros no mundo real by Lord A:. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.vampyrismo.org.Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.vampyrismo.org/texto10.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário