7 de março de 2012

Horace Walpole

Horace Walpole nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 24 de setembro de 1717. Filho do primeiro ministro Robert Walpole e sua esposa Catherine. Devido à não semelhança entre o jovem Horace e seu pai, não apenas física, mas também de personalidade, existia rumores de que fosse fruto de uma relação adúltera de Catherine. Porém, esse fato nunca fora comprovado.
Horace Walpole passou boa parte de sua infância e criação ao lado da mãe que vivia separada do marido. Em 1727, aos dez anos de idade, teve início sua educação escolar em "Eton", que se estendeu até 1734, onde conheceu o célebre autor Thomas Gray.
Posteriormente, entre 1735 e 1738, ingressou e estudou matemática, música e anatomia na "King's College" de Cambridge. Porém, sua passagem foi abalada pela morte de sua mãe, em 1737, a qual, o jovem Horace era muito apegado. Neste mesmo ano, seu pai casou-se com uma antiga amante, Maria Skerrett.
Em 1739, viajou para França e Itália na companhia de seu amigo Thomas Gray. Em Florença, Horace conheceu a Senhora Mary Wortley Montagu. Em 1741, fazendo uso da influência de seu pai, tornou-se membro do parlamento inglês. Sir Robert Walpole, com investimentos bem sucedidos no Exchequer e na Custom House, assegurou uma vida confortável até sua morte em março de 1745.
Posteriormente, em 1747, Horace Walpole adquiriu uma imensa propriedade em Strawberry Hill, Twickenham. Neste local, com a ajuda de dois amigos, o arquiteto amador John Chute e Richard Bentley, deu início à construção de seu pequeno castelo, ou uma mansão que é freqüentemente citada como uma referência do "revival" da arquitetura gótica na Inglaterra. Além de contar com uma imensa biblioteca, o interior da suntuosa residência foi decorado com pinturas, esculturas e porcelanas. Porém, alguns detalhes arquitetônicos foram feitos com papel machê. A partir de 1763, Walpole passou a vender ingressos e a casa foi muito visitada pela aristocracia e nobreza local.
Em 1753, Walpole e Gray publicaram uma edição luxuosa de seis poemas de Thomas Gray, com ilustrações de Richard Bentley. Em seguida, em 1757, inaugurou sua própria imprensa, em Strawberry Hill. Entre as obras impressas estão The Life of Edward Lord Herbert of Cherbury (1764), Catalogue of Royal and Noble Authors of England (1758), Anecdotes of Painting in England e A Catalogue of Engravers. Mas, até 1789, Walpole publicou principalmente seus próprios trabalhos.
Sua maior obra foi publicada em 24 de dezembro de 1764, mas passou a ser conhecida apenas no ano seguinte. The Castle of Otranto (O Castelo de Otranto), é considerado o precursor do estilo literário que seria conhecido como Gothic Novel. Supõe-se que este livro contenha, camuflado em seu desenvolvimento, uma resposta literária aos críticos, uma manifestação do ódio do autor pelo seu pai e também a firmação de sua heterossexualidade, em resposta aos rumores de uma possível homossexualidade.
Em 1766, publicou a sátira política An Account of the Giants lately discovered. The Mysterious Mother, que começou a ser produzida em dezembro de 1766, e Historic Doubts on the Life and Reign of Richard III, foram lançados em 1768. A partir de 1770, sua produção literária orientou-se basicamente em cartas que descrevem eventos artísticos e políticos do cotidiano para os amigos mais próximos, entre eles estavam William Cole, Thomas Gray, William Mason, Hannah More e Voltaire. No mesmo ano, abandonou o parlamento e estabeleceu-se definitivamente em Strawberry Hill.
Em 1774, iniciou uma espécie de inventário de sua mansão, contendo gravuras de quadros e tapetes, além de uma descrição do conteúdo de outros itens. Este trabalho, A Description of the Villa of Mr Horace Walpole, continuou sendo revisado até 1784, quando ganhou uma versão definitiva. Ainda publicou outros trabalhos como On Modern Gardening (1780), baseado em sua experiência com jardinagem em Strawberry Hill e Hieroglyphic Tales, uma obra que, de certa forma, antecipa o surrealismo e a modernidade literária.
Ainda, Horace Walpole instalou numa pequena casa de sua propriedade, a atriz aposentada Kitty Clive. A atriz foi uma ótima companhia. Ambos jogavam cartas, tomavam chá e conversavam. Kitty ocupou a modesta residência chamada de Little Strawberry Hill até sua morte em 1785. A partir deste momento, a casa passou a ser ocupada por Mary and Agnes Berry e seu pai. Em 1791, foi nomeado "Conde de Oxford", mas nunca chegou a ocupar a "House of Lords".
Walpole mantém-se ativo em suas cartas até fevereiro de 1797, quando as crises de gota se intensificam. Em sua casa em Londres, na Berkeley Square, falece no dia 2 de março de 1797. Seu corpo foi sepultado no mausoléu da família, em Houghton. Postumamente, em 1822, foi publicada Memories of the Last Ten Years of George II. Ainda, em 1937, Yale Edition of Horace Walpole's Correspondence, foi editado por Wilmarth Sheldon Lewis, e reeditado em 1983.
Ao longo de sua vida, ganhou notoriedade como escritor e político, mesmo tendo ocupado pequenos cargos administrativos. O autor que chegou a ser considerado por estudiosos como "desorganizado, artificial, caprichoso e meticuloso" também foi rotulado por muitos de seus contemporâneos como "afeminado". Esta teoria é reforçada pelo autor Timothy Mowl, em seu livro sobre Walpole: The Great Outsider (1996). Nesta obra, o autor sugere que Walpole teria tido uma relação homossexual com Henry Fiennes-Clinton, Conde de Lincoln, despertando o ciúme de Thomas Gray. Walpole nunca foi casado.
Sua reputação como literato reforçou-se no século XX com o ressurgimento do interesse, tanto dos leitores como dos autores, pela Gothic Novel. Suas correspondências foram compiladas postumamente e tornaram-se um valoroso registro histórico da Inglaterra daquele período. The Castle of Otranto, já recebeu mais de 150 edições.
Cartas aos amigos, ensaios sobre temas fugazes como jardinagem, histórias anedóticas sobre pintura, discursos e críticas políticas, artigos polêmicos e memórias forjadas, compõem a obra de Walpole. Apesar de ser enquadrado dentro do romantismo, a totalidade de sua obra é inqualificável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário