25 de março de 2012

O Barqueiro do Tártaro, o Temível Caronte

Caronte (em grego , o brilho) era uma figura mitológica do mundo inferior (o Hades) que transportava os mortos na sua barca através do Aqueronte, rio que delimitava a região infernal, até o local no Hades que lhes era destinado. Era filho de Nix, a Noite.

O Segredo das Mensagens Subliminares

Mensagens subliminares despertam o interesse e a criatividade de muita gente, mas existe uma grande confusão em torno do assunto. Elas até existem, no entanto estão muito longe de produzir os efeitos espetaculares dos quais tanto já ouvimos falar. Para esclarecer essa questão, faz-se necessário que se compreenda minimamente no que consiste o processo de percepção humana.

Invocando os Deuses


V De Vingança (Discurso)

Bem vindas minhas caras criaturas da noite!

Como estão ocorrendo tantas coisas como a censura da internet , resolvi fazer algo um pouco diferente.
Resolvi colocar esse vídeo que é no mínimo inspirador.

Para quem não sabe (espero que todos saibam) , o filme V de Vingança é adaptado da famosa série de HQ de Alan Moore.

Sei que com certeza todos já viram a cena muitas vezes , mas como cada dia ela parece mais atual , acho relevante colocar.



Brincadeira do Copo: Falar Com os Mortos é Coisa de Criança

Certa vez estava lembrando de um fato ocorrido a alguns anos atrás. Numa bela noite, durante a reunião "happy-hour" que acontecia noite sim noite não com alguns colegas, um pessoal sentado na mesa ao lado da nossa entrou na conversa dizendo:
"Esse papo de loira do banheiro e jogo do copo podem ser besteira, mas assustavam a gente pra caralho quando a gente era pequeno né?"

23 de março de 2012

Transilvânia e Adjacências

Os Vampiros no Mundo...

Os japoneses os chamavam de kappa. Os árabes, de alghul. Os chineses temiam sobretudo o kiang shi. Em comum, todas essas criaturas eram vampiros. O vampiro é um ser universal, parte do repertório de civilizações de todo mundo - dos indianos aos maias, dos bantos africanos aos aborígenes australianos. 

"Que os mortos possam voltar para afligir os vivos é uma crença que se perde na noite dos tempos. E raramente os fantasmas são dotados de boas intenções", diz  Claude Lecouteux, autor de histórias dos vampiros - Autópsia de um mito e professor de literatura medieval na universidade de Sorbonne, em Paris, França.

Caibalion

Os Sete Princípios Herméticos
  
A palavra Caibalion (ou Kybalion) tem a mesma origem de Cabala (Qabala), e significa revelação ou tradição superior. É um tratado escrito por três filósofos herméticos sobre os sete princípios que regem o universo e são a base da magia. Essas leis demonstram como funciona o universo e como refletem diretamente nos fatos da vida cotidiana. As origens dos ensinamentos do Caibalion, supostamente, estão associadas ao filósofo Hermes.

Fatos e Mítos

Nos últimos tempos, a subcultura gótica e a cultura obscura ganharam destaque na sociedade através da grande quantidade de informações transmitidas por diversos canais, principalmente a Internet. Este fato criou uma densa camada de mitos e confusões que envolvem os góticos e os obscuros.

Os Livros Apócrifos

A palavra Apócrifo vem do grego Apokryphos e significa oculto ou não autêntico. Mas este termo é usado, principalmente para designar os documentos do início da era Cristã, que abordam também a vida e os ensinamentos de Jesus, mas não foram inclusos na Bíblia Sagrada por serem considerados ilegítimos.

Jesus

Os cristãos o reverenciam como Deus feito homem. Xamãs indígenas, cabalistas judeus e sufis muçulmanos o consideraram um mestre consumado de suas respectivas linhagens. Iogues indianos o reverenciaram como um siddha (perfeito) ou até um avatar (encarnação divina). Sua figura fascinou filósofos, cientistas e artistas.

Jesus Foi Um Iniciado?

Muitos estudiosos levantam pistas sobre um período da vida de Jesus no qual ele
teria se dedicado ao estudo das religiões esotéricas da época, incluindo a Cabala,
a mística judaica. Mergulhe nesse fascinante universo de indagações.


O Verdadeiro rosto

Sabe aquela imagem de Jesus, de cabelos alourados e traços bem europeus?
Estudos mais recentes comprovam que esse pode não ser o rosto verdadeiro do Mestre. Acompanhe aqui as tentativas de desvendar a real face de Cristo.


A morte, os presságios e a ressurreição

Conheça aqui os eventos dramáticos da Via Crucis e os acontecimentos
inexplicáveis e extraordinários que ocorreram logo
 após a morte de Jesus.


O Confronto e Condenação

Uma semana antes de ser executado, Jesus foi recebido como um rei em Jerusalém.
Como foi que o grande mestre aclamado por todos se tornou um condenado?
Percorra os meandros das manobras políticas que
 acabaram levando Jesus á morte.


O Libertador

O povo de Israel esperava um guerreiro que os libertasse dos seus opressores.
Jesus pregava o amor irrestrito e o Reino de Deus na Terra. Saiba mais
 sobre o choque inevitável entre duas visões tão diferentes.

O Nascimento

Você sabia que Jesus nasceu antes do que costumamos chamar de era cristão?
Descubra aqui por que os historiadores ainda discutem detalhes dessa
história que marcou o início do cristianismo.


Este homem chamado Jesus

Os Evangelhos

Quase tudo o que sabemos da vida de Jesus vêm de narrativas conhecidas como evangelhos (palavra de origem grega que significa boa nova). A veracidade desses textos chegou a ser contestada por historiadores tão influentes quanto Ernest Renan (1823-1892) e teólogos tão importantes quanto Rudolf Bultmann (1884-1976).

O Aprendizado

A infância e a juventude de Jesus não devem ter sido muito diferentes da
de qualquer menino judeu da Galiléia naquela época. Aqui você mergulha na infância do Menino Jesus.


Imaginário e Bestiário Medieval

Composto das lendas de fadas que seduzem cavaleiros e os conduzem a regiões encantadas para que tornem-se seus eternos amantes, seres híbridos e corajosos heróis que combatem inimigos fantásticos em busca de valores mais nobres, o imaginário medieval tem origem na mitologia escandinava e céltica, abrigando também vários elementos da mitologia grega. Mas, ao longo dos séculos, agregou diversos elementos da tradição judaico-cristã. Desse modo, tornou-se uma referência criativa no romantismo através da percepção artística deste período e, ainda hoje, sofre constantes releituras.

Quimeras, Gárgulas e Figuras Grotescas

Quimeras

Remontam, pelo menos, à Antiguidade Clássica os exemplos de várias figuras mitológicas, muitas vezes deuses ou semideuses, que retratavam entes híbridos, ou seja, uma combinação de outros seres, os quais eram dotados de determinados atributos ou simbolizavam qualidades específicas.

Arquitetura Gótica

Na arquitetura, o estilo gótico é caracterizado pelo arco de ogiva. Este estilo surgiu na França nos fins do século XII e expandiu-se pela Europa Ocidental, mantendo-se até a Renascença, ou seja, até o século XIV, na Itália, e até o século XVI ao norte dos Alpes. Moore definiu a arquitetura gótica como um "sistema de abóbadas, cuja estabilidade era assegurada por um equilíbrio perfeito de forças". Esta interessante definição é infelizmente incompleta, pois nem sequer cita os arcos de ogiva.

22 de março de 2012

O Inferno

Inferno é um termo usado por diferentes religiões, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou lugar de grande sofrimento e de condenação. A origem do termo é latina: infernum, que significa "as profundezas" ou o "mundo inferior".

Charles Baudelaire

Charles-Pierre Baudelaire nasceu em Paris, no dia 9 de Abril de 1821. Numa infância e adolescência atormentada, viu-se órfão do pai aos seis anos, e passou a odiar o segundo marido de sua mãe, o general Aupick. Após anos de desavenças com o padrasto, Baudelaire interrompeu seus estudos em Lyon para iniciar uma viagem à Índia. Ao regressar, participou da revolução de 1848 e logo após dissipou seus bens em meio a boemia e a jogatina parisiense. Lá conheceu personalidades como Mme. Sabatier, Marie Daubrun, e uma de suas musas, a atriz Jeanne Duval. Submerso em dívidas, Baudelaire foi submetido a um conselho judiciário iniciado por seus familiares. Assim, o tutor Ancelle foi nomeado para controlar os gastos do escritor.

Franz Kafka

Franz Kafka nasceu no dia 3 de julho de 1883, em Praga (atual República Tcheca), cidade que na época pertencia à monarquia austro-húngara. Cresceu nas influências de três culturas distintas: tcheca, alemã e judaica. Filho de uma família judia, Kafka foi oprimido em sua infância e adolescência pelo seu pai, fazendeiro abastado que se interessava apenas no sucesso material.

The Sisters of Mercy

A biografia da banda The Sisters of Mercy tem início em 1980 com Andrew Eldritch. O jovem era estudante de Letras (francês, alemão, italiano, galês, latim, russo e chinês) além de literatura francesa e alemã em Oxford. Andrew mudou-se para Leeds com o objetivo de estudar Chinês e Ciência Política. Foi morar num apartamento que ficava sobre uma farmácia da cidade. Certa vez, casualmente, encontrou uma bateria abandonada no porão da farmácia e decidiu estudar o instrumento por conta própria. Pouco tempo depois Andrew conheceu Gary Marx e descobriram que, além de morarem próximos um do outro, cultivavam as mesmas tendências musicais. Decidiram formar uma banda.

Bauhaus

O surgimento da banda Bauhaus ocorreu em 1978, na cidade de Northampton, Inglaterra. Os irmãos David Jay (baixista e vocalista) e Kevin Haskins (baterista) criaram o The Craze, que tinha uma proposta e uma sonoridade próxima ao punk rock. Ao lado dos amigos Daniel Ash e Dave Exton, realizaram a primeira apresentação na cidade. Mas a formação definitiva viria apenas com a entrada de Peter Murphy; um amigo de Daniel Ash que foi convidado para ser vocalista, mesmo sem nunca ter cantado em nenhuma banda.

The Cure

Em 21 de abril de 1959 nascia em Blackpool, Inglaterra, aquele que seria o líder de umas das maiores e mais importantes bandas de Rock do cenário mundial. Seu nome era Robert Smith. Cresceu no bairro de Crowley, periferia de Sussex e desde cedo sofreu diversas influências musicais. Seus irmãos ouviam Beatles e Jimi Hendrix, e ainda havia a crescente onda punk da década de 70 na Inglaterra.

Joy Division

Na década de 70 a Inglaterra foi tomada pelo movimento Punk. A atitude ousada da juventude que se manifestava socialmente, ocupou espaço principalmente na música. Desta forma, bandas como Sex Pistols e The Clash invadiram o cenário e proclamaram uma nova era musical; onde a técnica e o refinamento ficaram legados ao segundo plano, e a postura social foi a principal propulsão. Nesta cena de revolução juvenil, surgiu o Joy Division.

Papus

No contexto da literatura ocultista, Papus, que significa médico da primeira hora, é o nome de uma entidade relacionada à medicina no Nuctemeron. Porém, Papus, é mais conhecido como o pseudônimo de Gérard Anaclet Vincent Encausse, um célebre médico magista espanhol.
Filho do francês Louis Encausse e da espanhola Irene Perez, Gérard nasceu em 13 de julho de 1865, na Corunha, Espanha. Aos quatro anos de idade, sua família mudou-se para Paris, onde o jovem Gérard receberia sua educação acadêmica formal e iniciaria seus estudos de medicina e, paralelamente, tomaria interesse pela literatura ocultista.

Helena Blavatsky

Helena Patrovna Hahn Fadéef nasceu em Ekaterinoslav, Russia; em 30 de julho de 1831. Era filha de Pedro Hahn da família Macklenburg e de Helena Fadéef, família nobre que lhe concedeu uma educação completa: pianista e conhecimento profundo em idiomas e literatura.
Em sua infância, alguns presságios atribuíam a Helena um aspecto misterioso e catastrófico. Em seu batizado, acidentalmente a túnica do sacerdote foi incendiada, ferindo e assustando alguns que estavam presentes na cerimônia. Anos mais tarde, Helena brigou com um colega e ameaçou enviar-lhe um diabo que lhe faria cócegas até a morte. O garoto aterrorizado correu, escorregou e caiu num rio morrendo afogado.
Após a morte de sua mãe, foi enviada para a companhia de seu avó, o governador de Saratov, que vivia num castelo que diziam ser encantado. Aos cinco anos era capaz de hipnotizar; e aos quinze utilizava-se da clarividência.

Apolônio de Tiana

Um dos personagens mais influentes da história antiga e também um dos menos citados nas eras seguintes, foi Apolônio de Tiana. Sua biografia confunde-se, e em alguns momentos parece se omitir da história. Estudiosos e fabulistas conjecturam sobre sua vida, personalidade e obras.
Apolônio notabilizou-se para a posteridade como um filósofo neo-pitagórico e professor. Assim, sabe-se que nasceu na cidade de Tiana, Capadócia, Turquia, possivelmente em 2 a.C.. Recebeu sua educação formal em Tarso e em Aegae onde estudou medicina e as doutrinas pitagóricas. Esteve também na Grécia, Assíria, Babilônia e Índia, Mongólia, Tibet e um período de isolamento no Himalaia, entrando em contato com o misticismo dessas culturas e escolas iniciáticas como a Gnose e o Hermetismo.

20 de março de 2012

Belas e Mortais: As Famosas Sereias

As sereias e outros seres fantásticos, antropomórficos ou não, fazem parte do imaginário popular mundial. Aparecem nas mais diversas culturas do mundo. Seus mitos são muitos antigos. Tal como os Anjos, as sereias são seres que qualquer pessoa reconheceria facilmente mas que dificilmente serão vistos realmente, por alguém.

Existem relatos e representações milenares porém registros atuais, simplesmente, inexistem. Nesta pós-modernidade e bem antes disso, desde o fim do século XVIII, apesar da incredulidade de cientistas ortodoxos, pesquisadores têm fotografado fantasmas, ou ao menos, o fenômeno da exsudação de ectoplasma e, ainda, filmado OVNIs e outros objetos voadores não identificados, supostos Ietis [ou Yetis, Pé Grande] ou mesmo o Monstro de Loch Ness. Não há fotos de sereias e tritões [sereais masculinas].

19 de março de 2012

A Lenda de Narciso

Eco e Narciso. Óleo sobre tela de John William Waterhouse (1849 / 1917).
Data: 1903. Liverpool, Inglaterra. Walker Art Gallery.

Há milhares de anos atrás, na antigüidade mais remota do povo grego, nas terras da Beócia [1], nasceu Narciso, filho do rio Cefiso, que tomara à força a ninfa Liríope. Narciso era belíssimo e sua mãe, ansiosa por saber-lhe o futuro, procurou um famoso adivinho: o cego Tirésias. Na luz de sua escuridão Tirésias viu e disse:

Espelhos Mágicos

Os espelhos são, em si mesmos, objetos mágicos por uma vocação que emerge de sua própria natureza física. Espelhos refletem luz! E a luz tem muitas dimensões e significados. O espelho que fala desperta na rainha de vaidade maldosa, primeiro a inveja, depois o desejo de vingança contra a bela Branca.

É transpondo o espelho, portal entre dois mundos, que Alice vai conhecer outro estranho país de maravilhas [1]. A perdição de Narciso foi um espelho d'água. A curiosa fascinação causada pela reflexão da imagem no espelho seduziu os povos desde a mais remota antigüidade.

O Adestramento Do Mago Vol. II

Preparação do Corpo Físico

Vimos no capítulo precedente que vontade se fortalece se exercitando. Recomendam os grandes Mestres que o adestramento do mago comece pela ação da vontade diretamente e imediatamente sobre os outros dois corpos: o corpo físico e o corpo-impulsivo. Considerando ainda entre o corpo físico e o impulsivo, o mais rebelde é o impulsivo, é estratégico agir primeiramente tendo em vista o organismo e por uma extensão de efeitos, atinge-se também o animal em nós. O primeiro passo para domar o corpo físico é respeitar suas necessidades, seguindo um velho conselho budista:

"Comer, quando se tem fome
Beber, quando se tem sede
Dormir, quando se tem sono"

O Adestramento Do Mago Vol. I

Constituição do Ser Humano

O mago é o homem que AGE sobre variados aspectos da realidade usando a FORÇA de sua VONTADE, expressa - ou manifestada - em pensamentos, gestos e palavras.

Raciocinemos: 1. para ter vontade forte é necessário exercitar vontade. 2. Para exercitar vontade é preciso conhecê-la enquanto força, entendê-la, localizá-la. 3. Finalmente, o homem somente toma posse da própria vontade depois que alcança tomar posse - tornar-se dono, o Senhor - de si mesmo. Por tudo isso, o primeiro passo do iniciado é estudar a constituição do "Ser" humano do ponto de vista das ciências ocultas.

Para a ciência oficial, o homem é corpo e mente: organismo e "psicologismo". Para a Igreja Católica exotérica - que é de conhecimento público - o homem é trino: corpo, alma e espírito. Aliás, analogamente, trino como o próprio Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Examinemos esta proposição Católica. Temos então:

CORPO - a estrutura orgânica, material, tangível. Mortal.

ALMA - a força vital que literalmente anima a matéria bruta que constitui o corpo. Mortal.

ESPÍRITO - é a entidade egóica, o ego freudiano, o indivíduo que diz Eu sou e Eu quero. O Imortal.

Esse entendimento de ser humano que a Igreja Católica apresenta aos leigos é um resumo da estrutura que as ciências ocultas já a colheram há milênios. Dizer que o homem se contitui de corpo, alma e espírito é uma forma esquemática de apresentar uma estrutura que, estudada em suas minúcias, revela 7 aspectos do "Ser" humano - ser e estar humano. São 7 facetas que um mesmo ser tem de dominar em si mesmo. São eles:

A Lenda do Amor: A Geração de Eros

Quando nasceu Afrodite, banqueteavam-se os deuses entre os quais se encontrava também o filho da Prudência, Recurso. Depois que acabaram de jantar, veio para esmolar, os restos do festim, a Pobreza, e ficou na porta. Ora, Recurso, embriagado com o néctar, penetrou no jardim de Zeus e, pesado, adormeceu.

A Beleza de Afrodite

Bom meus caros, hoje venho até vocês com um contudo bem diversificado dos demais, venho até os mesmos com Mitos e Lendas, para iniciar, a Lenda da Famosa Afrodite (Vênus para os Romanos), espero que apreciem.

Vejamos, existem dois pontos de vista em relação ao nascimento de Afrodite e até os que dizem são duas, a Afrodite Uraniana, nascida das espumas geradas a partir do esperma do Deus Urano que caíram no mar e fecundaram Talassa no momento de sua castração feita por seu filho Cronos e a Afrodite Olimpiana também conhecida como Afrodite Pandemos, que seria o fruto da relação de Zeus com a ninfa Dione.