28 de março de 2013

Sonho (Morpheus)


"Quando você sonha, algumas vezes você se lembra.
Quando você acorda você sempre esquece."

“Sonho…
É o principal dos perpétuos; Este sim é um verdadeiro enigma. Neste aspecto (e nós percebemos somente detalhes dos Perpétuos, como enxergamos a luz através da minúscula faceta de uma enorme e impecável mente lapidada pedra preciosa), ele é magro e esguio, com pele tão pálida quanto a neve que cai.
Sonho acumula nomes para si da mesma forma que outros fazem amigos. Mas pouquíssimos são os que recebem tal título. Se existe alguém mais intimo dele, esse alguém é sua irmã mais velha, Morte, a quem, mesmo assim, vê muito raramente.

De todos os Perpétuos, exceto Destino (quem sabe?), ele é o mais consciente e meticuloso na execução de suas responsabilidades. Quando a conveniência se faz necessária, Sonho projeta uma sombra humana. ”
(Sandman #21)

Sonho, Morpheus, Sandman, Lorde Moldador, Lorde L’Zoril, Kai’ckul, Oneiros, Murphy, Senhor do Sonhar, Rei dos Sonhos, Gato dos Sonhos, O Moldador das Formas, Rei do Reino das Charadas, Príncipe das Histórias, Lorde do Mundo dos Adormecidos, Vossa Escuridão, Rei dos Pesadelos, Sultão do Dormir, Monarca das Marchas Adormecidas… De fato Sonho acumula muitos nomes para si. Ele é o Perpétuo que melhor conhecemos, tanto para bem quanto para o mal.

Ainda sim, me restam falar algumas coisas, principalmente o que concerne a origem e as influências do personagem. Segundo Gaiman, sua personalidade simplesmente se desenvolveu desta forma, surgindo de maneira bastante natural na redação do script, o que faz com que o autor se sinta incapaz de apontar alguma influência maior. Ainda que o seu modo de falar tenha se inspirado no do Vingador Fantasma (Phantom Stranger), quando era escrito por Len Wein e Jim Aparo.


Sonho relata sua captura por um mago chamado Roderick Burgess, em 1916. Ele permaneceu aprisionado numa redoma de vidro durante cerca de setenta anos antes de conseguir se libertar. Nos números seguintes ele retorna ao Sonhar e encontra seu reino em um estado de profunda decadência. Para restaurar o Sonhar, Sonho parte em busca de suas ferramentas - três objetos que contem parte de seu poder. A algibeira estava na posse de uma amiga de John Constantine, o elmo na posse de um demônio e o rubi nas mãos de John Dee, o Doutor Destino.

Nas edições seguintes apos enfrentar John Dee, Sonho volta as suas atenções ao seu reino, tentando compensa a sua ausência nos últimos 70 anos. A cada nova paginas vamos conhecendo o seu passado, a sua família panteonica e mais do Sonhar, mostrando algumas das suas relações com as pessoas diverso tipos, namoradas, ex amores, amigos e também o seu filho. Mesmo sendo o herói ou um anti-herói da historia, alguns momentos Sonho se torna o personagem secundário ou nem mesmo aparece em historias que vão do mitológico até o fictício e cósmico.

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