14 de junho de 2015

O culto Moderno de Cthulhu


Citando Lovecraft, "Acredito, às vezes, que essa vida menos material é nossa vida mais verdadeira, e que nossa vã presença sobre o globo terrestre é o fenômeno secundário ou meramente virtual", de fato aquilo que chamamos de existência material é um fenômeno psíquico - ou seja, no fim das contas, usamos o externo para influenciar o interno, e por vez refletir novamente no externo.


A luz de toda ciência moderna não afastou nem por um centímetro o medo dos antigos deuses. Milênios antes do iluminismo a humanidade já havia construído ferramentas mentais para viver. Complexas mitologia, religiões ancestrais e sistemas mágicos para interagir e entender o mundo ao nosso redor. Esses deuses e deusas não foram criados do nada, mas usaram a matéria prima das emoções e pensamentos humanos, foram moldados do barro da alma humana. O ceticismo pode se desfazer de muitas destas formas, mas de nenhuma de suas essências.

12 de junho de 2015

Princípios da Cybermagick

""Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo."
- Ludwig Wittgenstein

Imagine uma floresta; plantas, paus, pedras, e animais.  Um magista neste cenário usaria estes ítens para montar seu arsenal, afinal, que escolha ele teria? Nasce o xamanismo. Avance um pouco na história para a revolução agrícola e ao seu redor haverá ervas, chás, instrumentos de colheita, vassouras e caldeirões. É isso que o magista dessa época tinha em mãos. Nasce a feitiçaria. Mais alguns séculos e o mundo está rodeado de capas, espadas, taças e itens religiosos. É natural que ele use estes itens para explorar sua via oculta. Nasce a Alta Magia. Corra para a renascença com seus laboratórios, atelier e o início das experimentações empíricas. Nasce a Alquimia. Conforme os tempos mudam a magia muda também.