5 de setembro de 2012

Apocatástase: A salvação é obrigatória



Cada templo e religião alega saber quem está condenado ao inferno e quem vai para o céu.
Na maioria das vezes a receita é muito simples, para o inferno vão todos aqueles que discordam de mim enquanto o céu é reservado para aqueles que dividem comigo as mesmas crenças. Muito diferente do que o próprio Jesus deixou que se registrasse em João 12;47-48; "Se alguém ouvir minhas palavras e não crer, eu não o julgo, pois, não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o julgará no último dia." Este conceito simples é a essencia no Novo Testamento, e ele se traduz na boa notícia que é: Sabe o que você precisa fazer para ser salvo e viver uma vida abundante, tanto aqui quanto ao lado de Deus? ABSOLUTAMENTE NADA!

Quase a totalidade das igrejas na ânsia de angariar membros e dinheiro para seus clubes sociais, acabaram esquecendo-se de anunciar de modo suficientemente claro o fato de que não existem pré-requisitos para ganhar a graça de Deus. Não há nada que você possa fazer porque Jesus já fez todo o trabalho sujo para você.

Você pode ser um assassino, o pior dos criminosos, pode ter batido na mãe e quebrado cada um dos dez mandamentos e ainda assim irá para o céu, alcançará o paraíso e a eternidade na glória e alegria de Deus. A Apocatástase é o nome dado a restauração final de todas as coisas em sua unidade absoluta com Deus. A apocatástase representa a redenção e salvação final de todos os seres, inclusive os que habitam o inferno. É, assim, um evento posterior ao próprio apocalipse.

A apocatástase sintetiza o poder do Logos ou Verbo encarnado, ou seja, o próprio Cristo como poder redentor e salvador que não conhece limite algum.

Você duvida? Então vejamos alguns fatos muito claros na Biblia:

A - SOMOS TODOS UNS MERDAS. Segundo a Biblia TODOS os homens são pecadores. Romanos 3:23 diz "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." Essa mensagem de que todas as pessoas são pecadoras é amplamente repetida nas Escrituras, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Isso significa que você não é nada diferente de um estuprador e nada melhor do que é um pedófilo. Mas por favor, não entenda isso da maneira errada; isso não quer dizer que você não faz nada direito e que deveria estar apodrecendo em alguma cela nalgum lugar afastado, isso significa tão somente que ninguém no mundo, absolutamente NINGUÉM NO MUNDO, e isto inclui você, faz todo o bem que poderia fazer. Isso é um fato.

B - ESTAMOS NA MERDA. Já que somos todos imperfeitos não podemos nos salvar. Ninguém pode salvar a si mesmo, se você pensa o contrario além de ser um merda e estar na merda é burro! Jesus deixou esse fato bem claro em Mateus 5:48, quando disse: "Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste." Agora, se todos precisamos ser perfeitos aos olhos de Deus, como alguém poderá ir ao céu se a Bíblia declara diversas vezes que TODOS são pecadores? Quem em sã consciência se declara perfeito como Deus? A conseqüência disso é que não importa o quanto você reze, quanta caridade pratique, quantos rituais conheça ou quantas reuniões da sua igreja você assista. Aos olhos de Deus você continuará onde está agora. Talvez conheça mais gente e se ocupe nos fins de semana, mas continuará na mesma situação de imperfeição.

Basicamente os pontos A e B são um resumo do Antigo Testamento. Em outras palavras Deus nos deu uma infinidade de mandamentos que deveríamos seguir para sermos perfeitos a seus olhos, mas que ninguém consegue obedecer de fato. Mas se estamos na merda e somos uns merdas, quem poderá nos salvar? Como evitar o destino reservado para todos os pecadores? É ai que entra o segredo da Nova Aliança.

A Boa Notícia (e este é o significado literal da palavra "evangelho") é que quando Jesus morreu na cruz ele pagou todos os nossos erros no nosso lugar. O evangelho é bem claro ao dizer que Jesus morreu como um sacrifício substituto pelos nossos pecados e que assim conquistou vida eterna no céu como um Dom Gratuito! (Romanos 5:8, Romanos 5:19, Timóteo 1:15, Timóteo 4:10, Lucas 2:11, Tito 3:3-7).

E ele fez isso por todos nós, este é o maior presente de Cristo para você. Você pode ser branco ou negro. Homem ou mulher. Judeu ou muçulmano. Isso vale para cristãos de qualquer uma das igrejas ou para criminosos de todas as espécies. Em Romanos 6:23 está escrito: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." E em João 4:42 lemos: “E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.”

O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: "Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (ITim 2,4). TODOS SE SALVEM. Esta é a vontade de Deus. Deus não quer que apenas os membros fiéis desta ou daquela seita sejam redimidos. Ele quer todo mundo. E tudo o que Deus quer ele consegue. Negar este fato é negar sua onipotência e sua própria condição como Criador e Senhor do Universo.

A vida eterna é um dom gratuito de Deus, por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Você não pode comprar a vida eterna, e com certeza mesmo que pudesse não a mereceria – já que você é um merda – mas Deus, sabendo disso, a oferece DE GRAÇA. Em Efésios 2:8-9, Paulo reitera este ensinamento que a vida eterna com Deus é um dom gratuito para todos: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se vanglorie."

Este plano universal de salvação divide um espaço igualmente importante com os ensinamentos da ética revolucionária nos escritos dos apóstolos e é necessária uma boa dose de má-fe para negar os fatos. Em João 1:29 está escrito "'Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado mundo!" Oras, em absolutamente todos os contextos a palavra "mundo" é usada para se referir a totalidade da existência, obviamente 'mundo' não significa apenas a palestina, os eleitos ou a igreja. Quando foi crucificado ele rasgou o veu do Templo, terminando assim com a distinção entre o Judaísmo e qualquer outra religião. Ao acabar com o Templo ele deixa claro que a salvação é para todos, em Romanos 5:10 está escrito: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Mais para frente o apóstolo usa a mesma palavra ao escreve: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho Únigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Então alguém pergunta: E se eu não crer?

Em Marcos 16:16 essa preocupação se reafirma: "Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer não será salvo." Isso absolutamente não representa qualquer problema e em especial não deveria ser motivo de acusações entre os crentes de diferentes opiniões. Isso deixa apenas as pessoas com uma escolha em mãos, uma liberdade que por ser dada por Deus não pode ser retirada pelos caprichos desta ou daquela religião: você pode escolher receber esse dom gratuíto, que já lhe foi garantido, AGORA, pela fé ou pode esperar MORRER para recebê-lo. Ou seja, basta SABER DE FATO que já está salvo, isso não quer dizer ter fé no que igrejas e pastores e templos pregam, isto quer dizer já assumir que está salvo e ponto. Você não precisa de sinais, de confirmações de nada, Atos dos Apóstolos 16:31: “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” e Romanos 8:24: “Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?”

Se não fosse isso como o amor de Deus poderia coexistir com as milhares de pessoas que nasceram e morreram antes de cristo ou aquelas que nasceram em outras religiões ou regiões sem a notícia da salvação ainda em vida? Simples assim! Você é livre para fazer o que quiser e acreditar no que quiser, mas se confiar sua vida a Jesus Cristo desde já, tomará imediatamente consciência de que está de fato salvo e que portanto você não é mais um servo de Deus, você se tornou seu filho ou filha. E como filho de Deus será herdeiro legítimo para tomar posse de todas as benção que Deus lhe tem reservado.

Em Efésios 2:encontramos: “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”. Este é o poder da Fé. "Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" - Hebreus 11:1. Agora surge o momento de falarmos de fé real, não a fé de plástico vendida em igrejas pela módica quantia de 10% do seu salário. Quando falamos em fé, não estamos falando do adesivo de para-choques “ora que melhora!”, estamos falando da fé de sermos redimos de quaisquer erro que tenhamos cometido ou que venhamos a cometer. Jesus nunca vendeu aspirinas para sanar nossas dores de cabeça, nem nunca nos vendeu um empréstimo com juros menores para pagarmos nosso carro ou quitarmos a dívida de nossa casa. Nós vivemos nossas vidas de acordo com nossos erros e acertos. Quando recebemos o dom do livre arbítrio com ele ganhamos a responsabilidade por nossos atos. O que fazemos com nossas vidas diz respeito a nós, tratar Jesus como um super-herói que nos salvará nos momentos de perigo ou Deus como um juiz de testes que iniciará a experiência sempre que der errado é um ainocência que beira a ignorância. A fé em Cristo não garante que passaremos no vestibular ou que encontraremos uma pessoa para passar o resto da vida ou mesmo que nossa empresa prosperará. A fé em Cristo não é uma certeza infundada de que na hora H nossos problemas serão resolvidos ou que alguém nos tirará da forca. Significa apenas que somos puros, limpos, que somos responsáveis por toda e qualquer coisa que façamos agora e que independente do que isso for, nós temos a graça de Deus: “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” Romanos 5:9. Quem tem uma vida mesquinha tem preocupações mesquinhas. A Salvação é tudo, menos mesquinha.

A salvação de Deus através de Cristo nos ensina que podemos viver sem culpa. Pra que serve a culpa? Se sentir culpado é o mesmo que afirmar que Jesus não fez seu serviço direito, que sua morte foi meia boca: "apenas para o povo daquela época!" - Besteira, o dom de Deus é ETERNO, para todo o tempo e além do tempo.

Nenhum sacerdote, padre ou pastor poderá estar diante de Deus na eternidade e se vangloriar de ter "comprado" sua entrada no céu. Ao contrário, todas as pessoas no céu estarão ali somente porque Jesus obteve esse direito, com sua morte em nosso lugar na cruz. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus acumulou esses pecados sobre Jesus (Isaías 53:2-12) quando ele estava sofrendo.

Por isso em João 3:17 o versículo se completa: "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". E o mundo, meu amigo, inclui você – quer você queira ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário