Aratare: aparição, fantasma, espectro
AripaSatanei: "The island of the she-devil", ver Samca.
Astruc, astruga: derivado de Estruc, significa Sorte em Catalão.
Astrugància: sorte ou fortuna em Catalão (expressões como : bona astrugància ou mala astrugància, de acordo com boa sorte ou ma sorte).
Balaur: dragão. Aquele que controla as trevas, o nevoeiro e o curso das águas subterrâneas.
Bobon, boboana: nome regional dos strigoï e strigoaïca.
Cat: animal que pertence ao mesmo tempo ao dia e á noite. Ao pisarem o corpo de um morto, pode causar que o mesmo se transforme num strigoï.
Curcoï: outro nome dos strigoï.
Curoï: outro nome dos strigoï.
Deochetor, deochetoare: a quem culpar pela ma sorte ou pelo mau olhar.
Dip: cão de um vampiro.
Dog: animal ligado ao inferno. Ao pisarem o corpo de um falecido, pode causar que o mesmo se transforme num strigoï. Quando os pryccolitch se tranformam em cães, sao convertidos em ogar (nome romano de uma especie de cao vadio).
Dragon: Diabo.
Dracula: o filho do dragão. Alcunha de Vlad Tepes.
Estruga: vampiro em Catalão.
Rooster: esta ligado ao sol e anuncia a sua chegada. A sua morte deixa terreno livre aos espíritos malignos. O seu sacrifício pode também transformar um morto num strigoï.
Ieles: Literalmente "Eles". Alcunha dada a duas classes de espíritos malignos
1. Três maldosas mulheres de idade (harridans), donas do ar, chamadas Catrina, Marine e Zalina. Elas mandavam nos maus ventos, provocando tempestades. Temiam-nas tanto que ninguém se atreveu a dar-lhes uma alcunha insultuosa, chamando-as de frumoase (bela), maiestre (Senhoras), dînsele (Elas), etc.
2. Os estriges, também eles eram chamados da mesma maneira.
Knife: instrumento varias vezes usado pelos strigoï e pelas harridans para sorte dos poceala (especie de magico).
Loajnice: nome dos strigoaïca na Transilvânia.
Lobisomen: licántropo da mitologia Galega, que afetava o sétimo filho. Noutras versões, acontecia por causa de um feitiço paternal. Eles são retratados em vários testamentos da era da inquisição. Uma lenda de uma mulher-lobo apareceu no inicio do seculo XX. Um rapaz amputou a mão do padrasto dela quando este a tentou agredir, tendo a mãe dela lançado um feitiço contra a rapariga, convertendo-a assim numa mulher-lobo.
Mama-padurii: a mãe da floresta. Espirito maligno com a forma de uma mulher velha com os cabelos compridos e garras de urso. É dito que comia carne humana.
Manna: a essência, a parte positiva de algo.
Miaza noptii: literalmente meia-noite. Outro nome de Mama-padurii.
Moroanca: outro nome dos moroaïca.
Moroï, moroaïca: crianças que nasceram mortas ou neophytes mortos pela mãe antes que fossem baptizados, convertendo-se em vampiros para vingar a sua morte.
Muroï, muroaïaca: outros nomes dos moroï e dos moroaïca.
Muron, muroana: outro nome dos moroï e dos moroaïca.
Naluca: nome dos fantasmas.
Narrow Pass: simbolo da morte e das colheitas. Apenas este instrumento era capaz de cortar a carne de um vampiro.
Nametenii: outro nome dos fantasmas.
Necurat: nome dado a todos os espíritos malignos. Significa literalmente "o mal" e é aplicado tanto ao diabo como aos vampiros.
Nosferat: especie de vampiro romeno. É suposto que este nome seja apenas uma ma tradução da palavra necurat, repetida muitas vezes depois por vários autores.
Nosferatu: o não morto.
Orgoï: outro nome dos moroï.
Potca: Ma sorte. Acredita-se que a potca tem personalidade própria. Em alguns exorcismos era usual usar essa palavra como se se referissem a uma pessoa.
Procolici: pryccolitc: São seres que vitimas de um feitiço, tornam-se lychantropus (lobisomens); Esta transformação só pode ser efectuada em completo isolamento, longe de todos os olhares.
Puternice: Literalmente os fortes. outro nome dos ieles.
Rusalii: Fadas que viajavam com o vento. Tanto praticavam o bem como o mal, dependendo das suas vontades.
Samca: tambem apelidadas de Avestita, Baba Coaja,a asa da mulher-diabo, etc. Espíritos malignos que eram metade urso metade mulher velha, movimentando-se nas quatro patas e alimentava-se de sangue humano. Rainha dos espíritos malignos, que era considerada tão poderosa quanto o diabo.
Samodiva: nome dado ao espirito da morte.
Santa Walburga: o adepto das harridans. Nasceu em Inglaterra no ano de 710 e morreu no ano de 778. Residia em alguns mosteiros da zona da floresta negra na Alemanha. Praticava artes magicas como os outros monges e freiras. A sua sepultura foi movida durante o seculo IX para Eichstaed, atraindo numerosos pelegrinos. O seu aniversario celebra-se na noite de 1 de Maio, a famosa noite de Walpurgis, naquela que de acordo com a lenda popular, foram juntos todos os feiticeiros e demônios em Brocken (Alemanha).
Sisca, siscoï: adepto do Rei Salomão (sabendo que na idade media tinha este nome devido a ser considerado um mestre nas ciências ocultas).
Stafie: o nome mais convencional de fantasma na Romênia.
Striga: gritar. Aparentemente as palavras strige e strigoï apareçeram devido a serem pronunciadas em tom muito alto.
Striga: strige. Vampiro, mulher velha de mau feitio (harridan) que continua as suas atividades mesmo depois de morta.
Strigoï, strigoaïaca: nome genérico dos vampiros na Transilvânia. Deixam os túmulos de noite para sugar o sangue das vitimas, mordendo-lhes o pescoço, convertendo-as também em vampiros. Outras das maneiras de se converter é a mulher do meio, dar a luz o sétimo filho ou filha, ou mesmo por nascer com o cabelo ruivo.
Svircolac: outro nome dos vercolac.
Tricolici: triccolitch, outro nome dos pryccolitch.
Vampire: nome dos strigoï no ocidente. De acordo com o dicionario, é um corpo que deixa o tumulo á noite para sugar o sangue dos vivos. Outra denominação é referida como sendo um morcego da America tropical que se alimentam a base de frutas, insectos e sugando o sangue de humanos bem como de animais.
Vircolac: vercolac, vampiro que nasceu de uma relação de incesto entre um irmão e irmã. Tem a capacidade de provocar eclipses do sol e da lua.
Vrajitor, vrajitoare: Feiticeiro (da palavra, vraja: feitiço).
Wurdalak: nome dado aos vampiros na Russia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário