4 de maio de 2013

Dicionário Mitológico de Vampiros


Este dicionário foi retirado em grande parte do livro "The Mythologie du vampire in Roumanie" de Adrien Cremene, publicado por Edições duRocher, Paris, 1981. Grande parte das palavras mencionadas são provenientes da antiga Transilvânia.



Aratare: aparição, fantasma, espectro

AripaSatanei: "The island of the she-devil", ver Samca.

Astruc, astruga: derivado de Estruc, significa Sorte em Catalão.

Astrugància: sorte ou fortuna em Catalão (expressões como : bona astrugància ou mala astrugància, de acordo com boa sorte ou ma sorte).

Balaur: dragão. Aquele que controla as trevas, o nevoeiro e o curso das águas subterrâneas.

Bobon, boboana: nome regional dos strigoï e strigoaïca.

Cat: animal que pertence ao mesmo tempo ao dia e á noite. Ao pisarem o corpo de um morto, pode causar que o mesmo se transforme num strigoï.

Curcoï: outro nome dos strigoï.

Curoï: outro nome dos strigoï.

Deochetor, deochetoare: a quem culpar pela ma sorte ou pelo mau olhar.

Dip: cão de um vampiro.

Dog: animal ligado ao inferno. Ao pisarem o corpo de um falecido, pode causar que o mesmo se transforme num strigoï. Quando os pryccolitch se tranformam em cães, sao convertidos em ogar (nome romano de uma especie de cao vadio).

Dragon: Diabo.

Dracula: o filho do dragão. Alcunha de Vlad Tepes.

Estruga: vampiro em Catalão.

Rooster: esta ligado ao sol e anuncia a sua chegada. A sua morte deixa terreno livre aos espíritos malignos. O seu sacrifício pode também transformar um morto num strigoï.

Ieles: Literalmente "Eles". Alcunha dada a duas classes de espíritos malignos

1. Três maldosas mulheres de idade (harridans), donas do ar, chamadas Catrina, Marine e Zalina. Elas mandavam nos maus ventos, provocando tempestades. Temiam-nas tanto que ninguém se atreveu a dar-lhes uma alcunha insultuosa, chamando-as de frumoase (bela), maiestre (Senhoras), dînsele (Elas), etc.
2. Os estriges, também eles eram chamados da mesma maneira.

Knife: instrumento varias vezes usado pelos strigoï e pelas harridans para sorte dos poceala (especie de magico).

Loajnice: nome dos strigoaïca na Transilvânia.

Lobisomen: licántropo da mitologia Galega, que afetava o sétimo filho. Noutras versões, acontecia por causa de um feitiço paternal. Eles são retratados em vários testamentos da era da inquisição. Uma lenda de uma mulher-lobo apareceu no inicio do seculo XX. Um rapaz amputou a mão do padrasto dela quando este a tentou agredir, tendo a mãe dela lançado um feitiço contra a rapariga, convertendo-a assim numa mulher-lobo.

Mama-padurii: a mãe da floresta. Espirito maligno com a forma de uma mulher velha com os cabelos compridos e garras de urso. É dito que comia carne humana.

Manna: a essência, a parte positiva de algo.

Miaza noptii: literalmente meia-noite. Outro nome de Mama-padurii.

Moroanca: outro nome dos moroaïca.

Moroï, moroaïca: crianças que nasceram mortas ou neophytes mortos pela mãe antes que fossem baptizados, convertendo-se em vampiros para vingar a sua morte.

Muroï, muroaïaca: outros nomes dos moroï e dos moroaïca.

Muron, muroana: outro nome dos moroï e dos moroaïca.

Naluca: nome dos fantasmas.

Narrow Pass: simbolo da morte e das colheitas. Apenas este instrumento era capaz de cortar a carne de um vampiro.

Nametenii: outro nome dos fantasmas.

Necurat: nome dado a todos os espíritos malignos. Significa literalmente "o mal" e é aplicado tanto ao diabo como aos vampiros.

Nosferat: especie de vampiro romeno. É suposto que este nome seja apenas uma ma tradução da palavra necurat, repetida muitas vezes depois por vários autores.

Nosferatu: o não morto.

Orgoï: outro nome dos moroï.

Potca: Ma sorte. Acredita-se que a potca tem personalidade própria. Em alguns exorcismos era usual usar essa palavra como se se referissem a uma pessoa.

Procolici: pryccolitc: São seres que vitimas de um feitiço, tornam-se lychantropus (lobisomens); Esta transformação só pode ser efectuada em completo isolamento, longe de todos os olhares.

Puternice: Literalmente os fortes. outro nome dos ieles.

Rusalii: Fadas que viajavam com o vento. Tanto praticavam o bem como o mal, dependendo das suas vontades.

Samca: tambem apelidadas de Avestita, Baba Coaja,a asa da mulher-diabo, etc. Espíritos malignos que eram metade urso metade mulher velha, movimentando-se nas quatro patas e alimentava-se de sangue humano. Rainha dos espíritos malignos, que era considerada tão poderosa quanto o diabo.

Samodiva: nome dado ao espirito da morte.

Santa Walburga: o adepto das harridans. Nasceu em Inglaterra no ano de 710 e morreu no ano de 778. Residia em alguns mosteiros da zona da floresta negra na Alemanha. Praticava artes magicas como os outros monges e freiras. A sua sepultura foi movida durante o seculo IX para Eichstaed, atraindo numerosos pelegrinos. O seu aniversario celebra-se na noite de 1 de Maio, a famosa noite de Walpurgis, naquela que de acordo com a lenda popular, foram juntos todos os feiticeiros e demônios em Brocken (Alemanha).

Sisca, siscoï: adepto do Rei Salomão (sabendo que na idade media tinha este nome devido a ser considerado um mestre nas ciências ocultas).

Stafie: o nome mais convencional de fantasma na Romênia.

Striga: gritar. Aparentemente as palavras strige e strigoï apareçeram devido a serem pronunciadas em tom muito alto.

Striga: strige. Vampiro, mulher velha de mau feitio (harridan) que continua as suas atividades mesmo depois de morta.

Strigoï, strigoaïaca: nome genérico dos vampiros na Transilvânia. Deixam os túmulos de noite para sugar o sangue das vitimas, mordendo-lhes o pescoço, convertendo-as também em vampiros. Outras das maneiras de se converter é a mulher do meio, dar a luz o sétimo filho ou filha, ou mesmo por nascer com o cabelo ruivo.

Svircolac: outro nome dos vercolac.

Tricolici: triccolitch, outro nome dos pryccolitch.

Vampire: nome dos strigoï no ocidente. De acordo com o dicionario, é um corpo que deixa o tumulo á noite para sugar o sangue dos vivos. Outra denominação é referida como sendo um morcego da America tropical que se alimentam a base de frutas, insectos e sugando o sangue de humanos bem como de animais.

Vircolac: vercolac, vampiro que nasceu de uma relação de incesto entre um irmão e irmã. Tem a capacidade de provocar eclipses do sol e da lua.

Vrajitor, vrajitoare: Feiticeiro (da palavra, vraja: feitiço).

Wurdalak: nome dado aos vampiros na Russia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário