23 de maio de 2010

O Eremita

Na verdade, a carta de hoje é uma excelente complementação da de ontem, afinal, disciplina e sabedoria são companheiras: quem tem uma coisa costuma ter a outra também.

No entanto, quando chegamos aos Arcanos Maiores sempre estamos lidando com questões mais profundas, estruturais. Mexemos em conceitos, chacoalhamos princípios.

O Eremita fala sempre de recolhimento e introspecção, também reflete um período de maturidade, um momento em que o silêncio interior e exterior se faz presente. O Eremita não precisa necessariamente de isolamento, mas ele se basta. A consciência de estar interligado a tudo e todos faz com que não haja a carência de atenção ou a falta de companhia.

Busquemos no Eremita a sabedoria necessária para resolvermos todas as questões que nos rodeiam. Através do silêncio e da reflexão chegaremos lá... "Ao infinito e além"...rs


O Eremita ou Ermitão, é o nono Arcano maior do Tarot. É uma carta que simboliza o isolamento, restrição, afastamento. O eremita isola-se para descobrir o conhecimento que o rodeia, na natureza, por exemplo, e também para se autoconhecer. O aspecto fundamental é que necessita de cortar os laços (temporariamente ou não) com a sociedade que o rodeia. A carta tem o número IX e a letra hebraica TET.

Simbologia

Fidelidade a si mesmo e sabedoria.

Um homem barbado, recurvado, de idade avançada, segura em sua mão direita uma lanterna parcialmente coberta por uma capa, onde representa o conhecimento da ciência oculta. Ele se apoia no bordão (bastão) da prudência, que o acompanha em sua busca.

O Ermitão mantém a lanterna bem perto dos olhos para se orientar melhor, mostrando a luz da inteligência e da sabedoria, (esta lamparina também significa a luz da verdade). Significa também que a luz atinge o passado, o presente e o futuro. O tom escuro de seu manto simboliza a austeridade.

Ele segue sua viagem através do tempo como um solitário, tendo como único consolo a sabedoria, que as vezes, é um penoso fardo para ele. Este arcano se refere à acumulação de conhecimentos e está disposto a ouvir e ajudar os que o procuram. Representa o valor do conhecimento adquirido à custa de trabalho ininterrupto, que apenas mentes privilegiadas conseguem desenvolver.

Mensagem

Numa consulta, o Ermitão pode ser uma referência a algo que estava perdido, a uma revelação importante ao consulente. A luz do ermitão o envolve e o inclina à pesquisa paciente, aos estudos, ou faz com que o consulente se sinta incentivado a retornar um projeto abandonado há muito tempo.

Mas a carta não oferece nenhuma esperança de realização, de progresso. Sua influência é neutra, recomenda paciência e dedicação ao consulente e aconselha-o a observar o seu caminho antes de cada novo passo. Significa portanto, espírito de sacrifício, prudência, discrição, recuo, vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário