27 de junho de 2013

Valores e Virtudes Odinistas

Na espiritualidade Odinista, deve viver-se e palpar-se a cada dia da bênção dos alimentos, bem como agradecer aos ancestrais por estarmos aqui e reconhecer aos Deuses como Irmãos maiores que formam parte de nossa família. E ver-nos interconectados com essa tapeçaria que é o Destino e o Orlog que é tecido pelas Norns.


Visto que muitos de nós falamos de virtudes e de ser honrados, e sabendo que cada virtude se entrelaça e se conecta com a outra,  você não pode ser honrado se não fala com verdade, e não pode ter honra se não é leal a si mesmo, e ao que representam os seus valores. Quantos de nós em verdade estamos sendo Odinistas.
Quantos de nós dizemos que somos guerreiros quando não o somos, e você não pode eleger para si neste caminho tal coisa. Ao nascer estará recordando, e a cada passo estará refazendo e reunindo-se com todo o seu espírito que está disseminado em uma planta, em uma árvore, em um passado com deuses e em um presente com nossos familiares, nossos ancestrais vivos ou mortos.


Você deve ofertar o alimento que consome a nossos ancestrais, por que eles através da passagem de midgard por esta vida, nos legaram o fruto de anos de genética, e vivencias que vivem em nosso passado coletivo, assim que ao respeitar e cuidar do nosso próprio corpo, estaremos honrando nossos ancestrais e nossos descendentes.


A palavra honra deve ser bem estudada, porque é uma energia que nos marca por várias gerações, nossos atos tem uma repercussão em todos os nossos âmbitos.


O que temos visto nesta época do lobo, é que uma degradação constante, fruto de não respeitarmos a nós mesmos e não respeitar ao que está em volta de nós,  e os que estejam a nossa volta não serem pessoas de valores firmes.


É fácil falar que sigo ao pé da letra os preceitos, para que se fale que fui alguém honrado nesta vida. Senhores, nesta vida nosso juiz serão nossos atos e nós mesmos.


Virtudes e valores são de fácil pronúncia, porém que difícil em verdade é vive-los em nossa vida diária. O Odinismo não delega em potências sobrenaturais o controle de nossos destinos, e sim que aceita o destino como uma cadeia de acontecimentos trabalhados e forjados pelo passo diário de nosso ser nesta viagem por midgard. Nós não pedimos salvação e nem que ninguém ou nada se compadeça de nós, nem desejamos ser escravos de nossa própria compaixão, ou dos demais seres, e sim que sempre estamos em eterna autocrítica e observação de nossa própria vida, para sermos cada dia melhores. O esperar que alguém faça nossas coisas ou nos mostre o caminho, somente fala de imaturidades de nosso espírito, que se compras com lisonjas e complacências, que não levam a um desenvolvimento e sim a inércia.


Que a vida é dura sim. Bendita sejam as experiências difíceis em teu caminho, as provas por  dolorosas que sejam,  porque estás aprendendo e estão chegando a teus companheiros, descendentes e familiares tuas experiências através de teu passar por esta vida, que é somente isso uma passar. Mas já que ao morrer estará em outro plano de realidade e experiência, e ao morrer quem sabe seja melhor voltar  a nascer com uma nova personalidade, porém que em essência venha como já fostes, contudo renovado a cada renascimento, assim é uma oportunidade de exploração e aprendizado e faz-se o melhor prosseguir em nossos desenvolvimento até que um dia em um ocaso, compreendamos os mistérios insondáveis que fazem aos homens serem deuses, animais ou ser um ser humano em toda a extensão da palavra, livre de atadura de religiões ou prejuízos ou lutas de egos e paixões e vícios.


Aquele que não luta, desde o fundo de seu coração é um escravo, aquele que luta para encontrar-se é um homem livre, porque é responsável por si e pelo que lhe rodeia, ao aceitar seu papel neste mundo e seguir lutando com coragem com determinação, e com perseverança, com disciplina e com confiança no que está fazendo é correto e que é verdadeiro em suas ações, e estas leais a seus valores, e verdadeiro com quem realmente se faz livre.


Para levantar-se a cada dia, temos que ter muito valor e muita confiança em quem somos e ter coragem segura de seguir adiante, e a perseverança para terminar e completar nossas ações.


Não se arrependa de seus atos, somente os corrija quando devem ser corrigidos, por que nesta vida não deve fechar os ciclos, o que vive no passado nunca fecha o círculo e somente dará voltas até que o rompa, e siga te outro maior que devera ser percorrido.


Se ofender a alguém, espera uma forma para reparar o ato, siga adiante porém não se humilhe.


As vezes a pessoa começa a julgar aos demais, e fazer rápidos projetos. Melhor deter-te e pensar colocando-se no lugar daquela pessoa e deixa-la livre e seguir seu caminho, pois de nada serve estar atado a situações que somente levam a desgastes e auto enganos. Você reflete o que lhe rodeia e a sua vez, o que lhe rodeia lhe reflete, para mudar o fato deve mudar a si antes de mudar o que está fora de si.


Em nosso contato com  as pessoas nossos valores e preceitos, devem ser sempre nossa tocha por que haverá situações em que o néscio ou o louco se apresentam a ti, deves deixa-los de lado, e prosseguir impecável no que tu és.


O Louco ou o Idiota, como é dito no Havamal, sempre saem sem proteção, melhor pensar por que esta situação apresenta-se em tua vida, qual é a mensagem ao final que impôs o Orlog em seu caminho, e transforma o que deva ser transformado reforçando o que deve ser reforçado, e gargalhe por que isso em verdade irá romper o ciclo.


Trata a teus inimigos com respeito por que te ensinam muito, e te fazem superar-te e ver teus erros ou virtudes, e fazer o melhor ou o pior de tua pessoa, porém recorde que nem todos os inimigos realmente, alguns são apenas espelhos de teus medos e frustrações, e até que as supere em verdade poderás dizer que não é um inimigo e sim um conhecido a mais que passou por meu caminho, ensinando-me mais, e rirás muito de o ter conhecido.


Uma vez alguém me disse que não segue homens e nem instituições, e que era livre  por isso,  fato no qual reparei, por que tão pouco sigo homens, e sim as instituições que nos dão equilíbrio e nos dão sociedade e ordem.


O ser verdadeiramente livre é ser responsável por nós mesmos, e por nosso destino, e saber aceitar a vida com alegria plena, cada dia vivido com um sorriso, isso é ser um homem livre, saber quem se é, e rir porque vive a sua vida dia a dia, passo a passo, e a risada o acompanha.



Sejamos verdadeiros e autênticos, não sejamos mais as cópias em carbono, se temos projetos que sejam originais e que levem nossa essência. Não sejamos aquilo que mais nos aborrece, porém continuemos adiante.


Se você tem erros, reconheça-os, tenha a honra de reconhecer e modificar.


O ego somente leva ao fracasso a solidão e a auto complacência, combatamo-los com valores e ações diárias que nos façam cada momento dizer que este dia vivi de verdade. Um sorriso irônico e um suspiro emergirão de saber que uma batalha foi travada e vencida.

Gothi Hoen Falker
Folk Visigodo
Hermandad Odinista del Sagrado Fuego Mexico
Nestro camino de vida esta arraigado a la sangre (Folk) y honor (valores) y al suelo de las tierras de Odin y no respondemos a nadie más que a nosotros mismos

Nenhum comentário:

Postar um comentário