6 de janeiro de 2019

Um breve resumo sobre os Deuses da Tradição Nórdica

O panteão nórdico, para alguns sem dúvida é um dos mais fantásticos, aqui trago-lhes um pouco sobre cada entidade que compõe este vasto circulo de deuses, desde deuses maiores como Odin, Thor, a entidades menores, seres mitológicos tão fantásticos, que por algum motivo form esquecidos, porém, series como Vikings, O ultimo Reino dentre outras mídias e vinculações culturais, estão fazendo eles ganharem novamente um espaço entre a curiosidade e interesse das pessoas, acompanhe aqui alguns dos mais famosos (ou não) destes incríveis seres.




Baldur/BalduR/Balder é o belo deus filho de Odin e Frigg. Foi morto por uma flecha de visco - todas as outras coisas criadas haviam jurado não lhe fazer mal - e desceu ao Hel (inferno) junto com sua esposa Nanna. Após o Ragnarok, ressurgiu novamente. Na verdade a sua função no panteão é mínima, apesar do poder que gerações mais recentes lhe atribuíram através de comparações com Cristo.

Frey/Freyr, filho de Njord, é o patrono da fertilidade, o soberano do reino dos ágeis duendes responsáveis pelo crescimento da vegetação. É o mais nobre dos corajosos deuses e o patrono do sol de verão. A sua principal característica é o seu pênis ereto. FreyR era cultuado extensamente por campesinos e a ele eram feitos pedidos de fertilidade a terra, prosperidade e principalmente paz. Como filho de Nerthus e NjorðR, ele era também conhecido como Príncipe da Paz! Seu nome significa Lorde e a Suécia é considerada sua Terra Sagrada, conforme descrito na Ynglinga Saga!

Freya/Freyja, irmã de Frey, é a mais famosa das deusas e a protetora da guerra do amor e da feitiçaria. Embora Frigg seja a esposa de Odin (uma entre, pelo menos, três), Freya é tanto a polaridade oposta de Odin quanto a sua parceira mais complementar, embora isto não deva aqui neste caso ser aplicado no contexto sexual.Compartilhou com Odin a morte em batalha, recebendo o primeiro golpe. Ha insinuações de que a mais bela das deusas exercia uma ligeira prostituição pragmática, como quando passou a noite com quatro anões, em uma única noite, para pagar pelo colar Brisingamen que eles haviam feito para ela e por causa disto, tendo sofrido acusações de adultério por Loki. O fato é que nos nossos mitos, isto é descrito com linguagem sutil e é dito apenas que ela passou as quatro noites com eles. Pode ter acontecido de tudo na caverna, desde sexo (o que é o mais improvável devido a seu intenso pesar amoroso pela perda da companhia de seu amado marido citado como Oð), jogo de Xadrez ou até mesmo ter trocado o Brisingamen por conhecimento de Magia Seið.


Frigg/Frigga é a esposa de Odin e a representação da mãe na mitologia nórdica. Conhecida por sua sabedoria, também é famosa por nunca revelar nada a ninguém, nem mesmo ao seu marido. Ela conhecia até mesmo o destino final de seu filho Baldur e tentou heroica e inutilmente impedi-lo. Normalmente Frigg é descrita como uma mulher alta e majestosa, bela em sua veste branca e em suas plumas de garça. Como protetora das mães e das donas de casa do Norte, carregava um molho de chaves no seu cinturão. Abrangendo aspectos complementares da mulher arquetípica, Frigg e Freya tendem a se tornar indistintas em alguns aspectos dos mitos, principalmente para a maioria dos mitógrafos que são do sexo masculino.


Heimdall/HeimdallR é o deus brilhante, guardião da ponte do arco-íris que conduz a Asgard e, como um vigia, possuidor do Gjallarhorn que ele sopra na batalha de Ragnarok. Sua audição é tão sensível que pode ouvir a grama brotando e até mesmo a lã crescendo no dorso de uma ovelha.


Idunna é casada com Bragi, o deus da poesia. É responsável pela saúde dos deuses, que precisam comer uma maçã por dia, vinda do seu cofre de madeira de freixo, para manterem sua juventude e sua força.


Jord/Jorð é a Deusa da Terra. Mãe de ThorR e Frigga.


Loki necessitaria de diversos livros para examiná-lo completamente. Irmão de sangue de Odin, embora na verdade não muito intimamente relacionado, Loki é o trapaceiro do panteão, é o bom e o mau rapaz em uma só pessoa. Ele tanto é um socorro quanto uma ameaça. Em muito dos mitos, aparece como o deus que coloca em apuros as pessoas más, se bem que, relutantemente, também as auxilia. Uma figura belicosa e , como o próprio Odin, tem algum gigante em sua linhagem.


Kvasir Sua função depende de que fonte você tenha lido, como muitos dos Deuses e Deusas Nórdicos. Em um mito, ele é o mais sábio dos Vanir e foi mandado para os Æsir como um refém em um processo de pacificação. Em outra tradição, ele é criado quando os Æsir e os Vanir misturaram seus cuspes em um ritual de pacificação. Ele é o mais sábio dos seres. Mais tarde, ele foi morto por anões que transformaram seu sangue em hidromel, o hidromel da poesia.


Njord é o deus do mar e o protetor dos marinheiros e dos pescadores. Representação paterna do Vanir, ele é o concessor das riquezas, bem como um corajoso e moderado guerreiro. Casou-se com a deusa Skadi, que o escolheu em um concurso, confundindo-o com Baldur, porque tinha os pés igualmente bonitos.


Odin/Oddhin/Oðinn/Wotan/Wode/Oden é o Pai de todos; o protetor dos poetas, dos guerreiros e dos estadistas e o deus da morte,da vitória, da cura, da guerra e da magia. Seu pragmatismo é lendário e tem dado origem a falsas acusações de traição. Carrega a lança Gungnir que nunca erra o alvo e que, no cabo, tem runas que preservam a lei. Cavalga o garanhão de oito patas Sleipnir e reúne guerreiros para lutarem junto com ele no Ragnarok e festejarem em Valhalla (literalmente Valhall, o "salão dos escolhidos", onde donzelas protegidas serviam hidromel (aguardente de mel) e carne de javali aos guerreiros) até que chegue o momento. Conquistou as runas para a humanidade e os Deuses através de um ato de sacrifício pessoal e trocou o seu olho direito por sabedoria. Tem vários títulos como Alfather (Pai de tudo, de todos), Valfather (pai dos escolhidos), Deus encapuzado, Deus Mascarado (Grimlord) , Deus caolho, Mestre dos disfarces, Master of Riddles (Mestre dos enigmas), para nomear alguns. Não era o mais popular dos Deuses, pois ele era cultuado mais por estadistas, reis, príncipes e eleitos por ele do que pela população comum. Lorde Odin é um Deus que escolhe seus protegidos.


Saga: Deusa que bebe com Odin no seu salão Sokkvabekk. Seu nome significa "vidente" e esta conectado com a palavra nórdica para historia -- além disso, muitos a chamam de Deusa da Historia. Alguns consideram ela apenas um aspectode Lady Frigga


Snotra: Deusa sabia e gentil. Guerber a chama de deusa da virtude e mestra de todo conhecimento. Ela conhece o valor da auto-disciplina


Syn: Deusa invocada pelos defensores em um julgamento. Ela é outra atendente de Frigga e guarda o portal do palacio de Frigga.


Thor/Thorr/Thunar/Donnar/Thunnor/Vingthor/ VeurR Thor é o filho mais conhecido de Odin. Sua Mãe era Jord, a Deusa da Terra (o equivalente nórdico mais próximo da Deusa Gaya dos gregos). Matar gigantes parece ser mais um passatempo do que uma ocupação para ele, um gigante golpeador de barba ruiva que empunha o martelo mágico Mjolnir. Pouco inteligente, mas com o trovão e o relâmpago em seu arsenal, tem um bom coração e consegue ser popular e talentoso quando necessário. Pela quantidade de tempo que gastou repreendendo seu filho, Odin devia gostar imensamente de Thor. Casou-se com Sif, a deusa do trigo. Quando Loki corta o maravilhoso cabelo de Sif, uma peruca de fios de ouro é providenciada até que o cabelo da deusa cresça novamente. Apesar de ser um Deus Aesir, ele também tem muitas conotações Vanires. Seu martelo é também um simbolo fálico de fertilidade, e juntamente com os vanires, ThorR era e é cultuado por fazendeiros como responsável pela colheita sendo este Deus das Chuvas, do Trovão e das Tempestades. ThorR foi um Deus mais popular do que Odin. Ele era conhecido como protetor da humanidade das forças da destruição ou os thurses que eram personificados nos mitos como os gigantes que vivem depois da barreira protetora que separa a Terra (Midgaarð) da terra deles. Neste aspecto, ThorR foi e é muito invocado como protetor do heathenismo contra as perseguições sangrentas do Cristianismo. A batalha entre o ThorR Vermelho (Red THOR) e o Cristo Branco (White Krist ou Hvitakrist) chegou a ser épica nos nossos corações. Muitos heróis teutônicos como Beowulf foram comparados com Thor.

__O animal sagrado de ThorR é o bode. Como Veur, Thor, ele é o sacralizador. Seu martelo era considerado um simbolo de sagração de acordos, ou para tornar sagrado um objeto, um lugar ou até mesmo um juramento. Neste sentido, Thor é chamado para limpar o local, objeto ou pessoa de influencias maléficas ou danosas.


Thrud: Filha de Thor. O anão Alvis quis se casar com ela mas Thor o persuadiu a estar acima do solo quando do momento que o sol subisse a tona, tornando este em pedra.


Tyr/Tiw é o deus do combate, o general do panteão, ao passo que Thor é mais o soldado e Odin, o estadista. Apesar de sua nobreza e da reputação de sua conduta honesta, Tyr é forçado a prestar um falso juramento quando o lobo Fenris é preso e, como penalidade, perde para a fera a sua mão direita.


Ull, UllR, Ullr: Deus do arqueirismo e da caça, de acordo com muitos, ele foi um deus dos esquiadores de dos sapatos de neve. Sua arma é um Arco Longo feito de madeira de Teixo e ele viveu em Ydal [Yew Dales]. Ele foi chamado para ajudar em duelos. Ele foi o filho (ou meio filho) de Thor e Sif (ou Ovandrill, dependendo da fonte). Seu nome, que significa glorioso, é parte de nomes de muitos lugares, e além disto, ele é considerado um deus antigo que foi amplamente cultuado. Acredita-se que em uma certa época, ele foi um dos mais altos deuses. É a unica divindade cuja destreza no arco e flecha supera a de Vali, o sagrado vingador!


Vali - Segundo algumas fontes, é o irmão gêmeo de Vidar. Em outras fontes, ele é o mais jovem dos filhos de Odin. Sua mãe é a giganta Rind e ele nasceu com o propósito expresso de vingar a morte de Balder já que os deuses foram incapazes de matar um de sua própria gente. Quanto ele tinha apenas um dia de idade, ele matou Hod. Ele será um dos sete Aesir a sobreviver o ragnarok. Por isso ele se tornou o Deus da Vingança, mas não a vingança vulgar contra qualquer desafeto, e sim a vingança justa. Normalmente quando um de nós é vitima de uma ação danosa feita de forma desonrada e injusta, a ele que nós invocamos para lançar suas terríveis flechas no coração do desgraçado ser que irá enfrentar sua ira.


Vidar - Ele é filho de Odin e Grid (uma giganta),e tem um irmão gêmeo chamado Vali. Ele mora em Vidi. Ele foi um dos deuses mais fortes e também pode ser considerado um deus de vingança. No ragnarok ele vingará seu pai matando Fenris. Ele é um dos Aesir que sobreviverá a batalha final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário