Davy Jones, é um personagem de lendas oceânicas que inspirou personagens de várias outras histórias fictícias. Conhecido principalmente por seu armário. Dizem que sua figura foi inspirada no molusco Sépia.
Lendas
Também chamado David Jones, é questionado se ele realmente existiu, desde o século XVIII, segundo a lenda popular de marinheiros, era um homem do mar ou, para algumas pessoas, um deus que atormentava marinheiros até a morte, atraia tempestades para navios despreparados, confundia capitães e pilotos para fazê-los errar a rota de seus navios e bater em rochedos, recifes, bancos-de-areia ou entrar em correntes marítimas perigosas, além de engajar marinheiros em missões tão perigosas, que o número de sobreviventes era ínfimo. Acredita-se que poderia também prolongar a vida de um morto ou semi-morto através de um pacto. Talvez por esse motivo em terras equatoriais, Davy Jones, equivale ao Diabo.
Outras Lendas
Em algumas regiões dos trópicos, é considerado como o deus que é contra o amor devido uma desilusão amorosa. Seu objetivo é fazer com que os homens não sofram como ele sofreu. É também o deus em que, segundo últimos relatos de pessoas dos trópicos, os piratas temem mais.
Quem apunhalar o coração ainda pulsante de Davy Jones terá que arrancar o seu e assumir o lugar do monstro.
Piratas do Caribe
A lenda descrita no filme diz que Davy Jones era o senhor do mar, e que poderia dar aos marinheiros que se encontrassem à beira da morte - devido a acidentes com suas embarcações - o poder de viver por 100 anos como membro de sua tripulação, ou até mesmo como parte de seu navio. Diz a lenda que Davy Jones controlava o monstro Kraken, e que ordenava ao seu "bichinho de estimação" que levasse até o fim do mundo para uma existência eterna e solitária todos aqueles que tentassem fugir de sua condenada tripulação. Mas o que todos cobiçavam era a contra proposta que perseguia a lenda de Davy Jones. Dizia-se que quem conseguisse a chave, a localização e o próprio baú da morte de Davy Jones, onde jazia seu coração arrancado pela mágoa do amor, e ainda pulsante, poderia controlar o mar - pois Davy Jones era o próprio mar - e tornar-se capitão do Holandês Voador, podendo navegar para sempre sem barreiras. Porém, ainda havia a obrigação imposta pela deusa Calypso de levar as almas para o outro lado e a desobediência a esta tarefa renderia ao novo capitão herdar não só o barco, como também tentáculos no rosto, como o do próprio Davy Jones.
Davy Jones, com seu navio fantasma ("O Holandês Voador"), percorre os mares tomando como prisioneiros os sobreviventes dos navios afundados
Davy Jones é morto por William Turner, com uma "ajudinha" de Jack Sparrow enfiando uma faca no coração demoníaco de Jones. Sua última palavra foi: "Calypso..." e cai do Holandês Voador e entra em um redemoinho marinho. Existem rumores de que quando ele morreu, perdera seus tentáculos. Will Turner virou o novo capitão do Holandês, mas não tem a cara amaldiçoada
Armário
O Armário de Davy Jones é uma expressão usada para definir o fundo do mar - o local de descanso dos marinheiros afogados e de quem morre no mar. É o eufemismo para a morte no oceano. O armário de Davy Jones é o purgatório, céu e inferno de quem morre no mar. Nele, as pessoas enfrentam seus medos mais profundos. A lenda diz que é o próprio Jones que arrasta as almas até o fundo do mar, mas é possível ressuscitar "se souber o caminho". A reputação de Jones e seu armário desenvolveram muito medo entre os marinheiros, fazendo com que hesitassem ao entrar em maiores detalhes.
Cultura popular
Nos desenhos ele é mencionado:
Em Yu-Gi-Oh! GX, no episódio número 40 da série, onde Jaden Yuki duela contra o Almirante, que fala que dará Jaden para Davy Jones como tributo após a vitória.
E em One Piece, Davy Jones é citado pelo traiçoeiro capitão Foxy (o qual busca outras tripulações para competir o Davy Back Fight), a tripulação vitoriosa de cada competição leva consigo um membro da tripulação derrotada. Os jogos de Davy Back Fight somente são feitos com o consentimento do desafiado, Foxy às vezes deixa o desafiado escolher a quantia de desafios (sendo de um a três), a quantia de jogos é igual à quantia de moedas que o capitão "Raposa" carrega em sua mão, se três jogos forem escolhidos, Foxy arremessa as três moedas no oceano em oferenda ao Davy Jones.
Em Bob Esponja, no episódio Dom Cangrejo Nasce de novo, Davy Jones é um pirata que guarda seus calcetines em um armário sobre o que está escrito seu nome («D. Jones»)(o armário de davy jones) e ao que parece trabalha junto ao Holandês Volador (ou Volante) (um fantasma, não um barco).
Nenhum comentário:
Postar um comentário