25 de abril de 2013

Curiosidades sobre o sono


Bom quando dormimos nossos músculos relaxam, nosso coração bate mais devagar e nossa respiração fica mais lenta, o sono é uma necessidade tanto animal, quanto humana até mesmo algumas plantas possuem o "dom" de dormir, dormimos para descaçar o cérebro e o organismo, mais isso é um fato obvio, o que muitos não sabem é que dormimos em 4 estágios que são:

O primeiro estagio dura cerca de 10 minutos, nele estamos conscientes do que esta a nossa volta e podemos até mesmo responder a perguntas com monossílabos ou resmungos.

O segundo estagio que dura entre 20 minutos e 30 minutos, nele não conseguimos mais perceber nada a nossa volta e nossos pensamentos ficam muito dispersos.

O relaxamento total dos músculos acontece no terceiro estagio que dura de 10 a 20 minutos é aqui que nós nos remexemos e viramos.

O quarto estagio é o sono profundo também chamado de sono delta, muitas pessoas permanecem neste estagio apenas 20 minutos.

Mais agora vocês devem estar pensando: "Mais Alucard.. Os números não batem, 10+30+20+20= 1 hora e 20 minutos e o certo de dormimos não é até 8 horas?".

Vocês não estão errados em me perguntar isso se é que iam perguntar (rs), mais vamos a explicação, no final do Quarto estagio as pessoas ficam passando do Terceiro estagio, para o segundo estagio e então uma coisa muito interessante acontece: Seus olhos começam a se mover rapidamente, muito rapidamente Chamado de REM (Movimento rápido dos olhos), durante as 8 horas de sono as pessoas tem entre 3 a 5 fases de movimento dos olhos, isso é conhecido também como fase dos sonhos porque sonhamos enquanto nossos globos oculares estão em orbita, os 4 estágios de sono se repetem por toda a noite.

Bom mais ai vão mais algumas curiosidades:

Provavelmente vocês já devem ter visto muitos desenhos animados mostrando cenas das personagens dormindo de olhos abertos não é mesmo?! Você deve pensar "Mais isso é impossível!", mais você esta errado(a), é difícil porém não impossível  isso ocorre por conta de um pequeno musco que fecha os olhos quando as musculatura relaxa, dormir de olhos fechados é importante por duas razões, proporciona um descanso ao cérebro e seus olhos ficam úmidos quando ficam fechados, mais pode-se dormir de olhos abertos SIM, porém já sabe os males que se ocorreram..

Sabe aquela remela que fica no canto dos olhos quando acordamos? Chamada de mucosa ocular é um simples porém nem tanto processo de limpeza dos olhos por uma secreção, é uma mistura de SAL e ÁGUA. Algumas culturas até mesmo a nossa rege no folclore que a "remela" é por conta de um ser fantástico chamado Sandman, também conhecido como Morpheu na mitologia greco-romana e João Pestana na nossa cultura, isso por que ele de acordo com as lendas traz o sono através de uma areia magica, por isso quando você acorda esta com a "remela" por que foi o resto que sobrou da areia do sono depois de uma longa noite de sono...

Agora cuidado com o sono extendido não vão fazer que nem Rip van Winkle e dormirem 20 anos.. Em breve postarei a historia deste fabuloso conto..

Nenhum comentário:

Postar um comentário