8 de julho de 2012

Sharon del Adel, a Musa das Wiccans


Sharon del AdelSharon Del Adel, Vocalista do Within Temptation, que em breve fará show no Brasil e Musa inspiradora das Wiccans do Mundo Todo, concedeu a seguinte entrevista originalmente a revista Zillo, em alemão. A tradução para o português você encontra aqui no O Alucard's Lair:

O novo álbum "The Heart of Everything" deixa um pouco de lado os temas celtas e paganistas não ?
Acho que o Mother Earth é um disco que pode ser considerado, quero dizer, influenciado pela cultura celta. Neste álbum, fomos influenciados por filmes, livros e mesmo na nossa vida pessoal. É sobre o que um indivíduo considera importante na sua vida. Você tem que fazer escolhas. É sobre a viagem em direção a essas escolhas.

Se você perguntar-me o que é importante na minha vida, eu diria família, a minha saúde, esse tipo de coisa. Mas isso não é para dizer ao povo o que é bom na minha vida, mas de fazer perguntas e pesquisa para aquilo o que é bom na vida. É por isso que o símbolo da Justiça está na capa do álbum, pesando escolhas e esperamos fazer as escolhas corretas.

Você é uma diva, uma inspiração para inúmeras meninas seguidoras do movimento Wiccan. O que isso significa para você ?

Já me perguntaram isso antes e eu ainda não tenho essa resposta. Primeiro porquê não são apenas wiccans fãs de nosso trabalho, e eu ficaria muito triste se apenas eles se interessassem pelo que fazemos. Eu mesma não tenho uma relação maior com isso, a não ser que, basicamente respeitar a natureza e acreditar no poder dela, na magia que provém da natureza.

Isso sim pode ser considerado um fator originário do paganismo, da cultura celta em geral que está presente em nossa música. Mas acho que apenas se vestir de uma maneira não quer necessariamente dizer que você seja seguidor desta ou daquela ideologia. A maioria gosta mais dos símbolos do que da idéia em si.

Há mais góticos ou Wiccans entre os fãs do Within Temptation ?

Essa é outra pergunta difícil de se responder. Ambos são muito bem vindos. Acho que há um forte conexão entre ambos hoje em dia. Eu me lembro de nosso último show em Paris, e era impressionante o número de jovens que mesclavam ambas as culturas ou sub-culturas, não sei bem como definir isso.

Você está colaborando com a Child Helpline International. Como vocês escolheram essa importante organização?
Nós escrevemos uma canção sobre pedofilia e quando você faz um vídeo como aquele, em que esse tipo de crime é encontrado no seio da própria família é muito complicado. Têm um enorme impacto sobre as pessoas que estão assistindo. Portanto, achamos que, se você fizer um vídeo, você tem a responsabilidade de ajudar as pessoas a entrar em contato com a organização e ajudá-los a combater esse tipo de crime.

Nós escolhemos esta organização, porque eles estão representados em mais de 160 países e é muito fácil entrar em contato com eles. Você pode enviar-lhes uma mensagem por e-mail ou ligar. Eles estão lá, não só para ajudar, mas também para apenas ouvir, e você pode ajudar como e o quanto quiser.

Você estava mais uma vez no Hottest Chicks In Metal Tour ( A Turnê das garotas mais gostosas do Metal ) Acha essa uma boa maneira de chamar a atenção para a sua banda ?

Não creio que seja importante que você seja homem ou mulher para se destacar com sua música. Quando você é um frontman ou frontwoman você sempre obtém o máximo de atenção. O dia em que o fato de eu ser mulher se tornar uma fator mais importante do que minha música, aí as coisas ficarão difíceis.

Isso te incomoda ?


As pessoas dão mais valor a isso nos Estados Unidos do que na Europa, Não vejo aqui na Europa esse sentimento de: "Oh ! Uma garota liderando uma banda de metal ! Olha como ela é gostosa ! Olhem os peitos dela ! ( risos )

Isso parece te incomodar...


Não mesmo. Como disse antes, o dia em isso for mais importante que nossos discos, aí sim teremos um grave problema que deverá ser contornado. Até lá eu trato isso com bom humor e nada mais.

E sobre os discos do Avantasia ( Projeto solo do vocalista do Edguy )? Você cantou em ambos os lançamentos e sabemos que há um terceiro em andamento. Vai participar dele também ?

Pois bem, ele ainda não entrou em contato comigo, mas é sempre agradável trabalhar com ele. Foi também uma nova experiência, um tipo de música totalmente diferente, que eu também gosto, mas é mais uma vez algo de novo. Também foi algo que eu fiz pouco com o Within Temptation. É um trabalho muito ligado à cultura e as tradições Celtas e, naturalmente, isso sempre foi parte integrante na nossa música. Então foi algo muito natural e agradável ao mesmo tempo, sem maiores transtornos.

Você mencionou várias vezes a música Celta e as conexões com ela dentro do Within Temptation. Que novas influências esse tipo de música podem determinar dentro da banda ?


Pois bem, nós usamos a musicalidade Celta em nossa música desde sempre, mesmo quando estávamos começando o Within Temptation; usamos coisas semelhantes ao Dead Can Dance, e também Enya. É um tipo de sonoridade muito atmosférica e isso é algo que eu sentia, como muito fácil de se combinar com nossa música, que é muito mais pesada.

Ninguém estava realmente fazendo isso na época, e eu acho que é uma boa combinação. E nós gostamos muito desse lado épico de filmes que englobam esse tipo de sonoridade. Eu gosto muito da inserção da musicalidade celta no filme Coração Valente. Ele inspira a todos, por isso é uma combinação de coisas e razões.

Há alguma chance de que o Within Temptation faça um álbum integral, tipicamente celta ? Talvez um álbum acústico ou coisa parecida?


Como eu disse antes, eu acho que o "Mother Earth é bem ligado à cultura Celta, também pelo fato de termos utilizado uma série de musicalidades celtas antes, mas totalmente Celta? Bem, seria agradável, mas talvez seria mais como um trabalho meu, uma coisa solo minha.

Coisa que eu provavelmente já esteja pronta para escrever. Eu gosto do som pesado da banda, mas também gosto de incluir essa porção mais melancólica ligada a natureza que as tradições pagãs possuem. Quando fizermos um álbum acústico, será uma boa idéia: algo como um sabbat dentro do estúdio reproduzido nos palcos ( risos ). Poderíamos usar muito disso como uma orquestra com um grande número de músicos Celtas, que seria talvez bastante agradável e, naturalmente, guitarras acústicas. Isso talvez seja uma boa idéia.

Seria o hino oficial dos Covens Wiccans ? Substituiria o "Mother Earth" ?
Mother Earth é um hino oficial ? Que ótimo ! Mas eu também recomendaria o Silent Force, pois não se brinca em vão com as forças da natureza. E é exatamente isso o que todos estão fazendo hoje. O resultado são as tragédias que tomamos conhecimento todos os dias nos jornais. Mas as pessoas não parecem estar dispostas a mudar seu estilo de vida egoísta.

O retorno ao modo de vida dos pagãos antigos não me parece nada atraente.

O que importa é o lado espiritual e as pessoas não compreendem isso. Por isso digo que maioria está mais ligada nos símbolos e vestimentas do que na ideologia em si e tudo o que ela significa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário