5 de abril de 2010

Hórus, Mitologia Clássica e Divindade


O Mítico soberano do Egito, em sua realidade era a própria encarnação do Deus Celestial. Pois era ele o deus protetor da monarquia faraónica. No panteão egípcio, diversas são as deidades que se manifestam sob a forma de um falcão, ou seja, sob a influência de Hórus.
Hórus, detentor de uma personalidade complexa e intrincada, surge como a mais célebre de todas elas. Mas quem era este deus, em cujas asas se reinventava o poder criador? Antes de mais nada, Hórus representa o regente dos céus e dos astros neles semeados, cuja identidade é produto de uma longa evolução, derrubando o mítico Rá (deus sol).

Filho de Ísis e Osíris. Lembrando que essa história, o desfecho foi a viuvez de Ísis e o esquartejamento de Osíris, porém resultante temos a gravidez e o nascimento de Hórus e Anúbis.
Hórus ainda criança levou uma picada de um escorpião, e em troca de sua vida , sua mãe (Ísis) o entrega aos cuidados de Néftis (rainha–escorpião), que o trata como um semi-deus, proporcionando lhe a divindade e a plentude de um rei imortal.

Mas durante a vida terrena Hórus passou por muitas dificuldades, chegando a ter sequelas físicas. Quando se tornou uma divindade partes de animais foram integradas, uma vez que quimeras eram formas de valorizção ao seres divinos, caracterizando força e plenitude. No caso de Hórus, a cabeça de falcão, mais propriamente os olhos, indicavam que tudo via e sabia, garantindo-lhe uma vasta percepção do Egito antigo.
Todavia, Rá contestou-os, veementemente, alegando que sua força devastadora, talvez lhe concedesse melhores aptidões para reinar, uma vez que somente ele fora capaz de dominar o caos, eliminando as trevas da noite com seu brilho de deus-sol, através de sua carruagem de fogo. Querendo assim destronar o Rei Hórus. Que com sua visão premonitória, descobre as armações e detém o deus Rá. Lembrando que como deus Celeste ele contém sob seu domínio o astro rei.

Na mitologia Hórus é irmão de Anúbis, um domina a imensidão do Universo e ou outro as profundezas abissais do Inferno. É no submundo que Anúbis, mantem seu exército de almas cativas prontos a atacarem sob o comando de Hórus. Que por sua sensatez e seu olho poderoso, não descuida das artimanhas do irmão. Que esta pronto para soltar seu exército a qualquer custo e destruir tudo e todos, lembrando sempre que sua alegação seria: ”Executei apenas as ordens de Hórus”.

Por isso a constante vigilância de Hórus se faz necessária. Na magia ele representa o olho da Verdade e da Justiça, mesmo que ninguém saiba onde elas estão. Hórus com sua benevolência e magnitude sempre estará lá para defender.
Caso precise de uma ajuda, coloque o olho de Hórus (faça o desenho) num lugar bem visível em sua casa, ou uma pequena estátua de um falcão com as asas abertas representando a liberdade de atos e ações, sempre reverenciando a Justiça, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário