12 de abril de 2010

Influencias do vampirismo na música

O vampirismo está mais presente em muitas coisas à nossa volta do que imaginamos. Não digo somente bandas góticas que se inspiram quase que totalmente suas músicas nos Vampiros, seres noturnos, ocultismo, paganismo, mas, algumas pequenas citações nas letras… Já pensaram, por exemplo, de bandas influenciadas por obras literárias ou simplesmente, dizendo algumas coisas nas entrelinhas… coisas simples que deixamos passar “batido”? Pois bem, eu aqui vou citar algumas “aparições” de vampiros em músicas. Começo com uma música da Legião Urbana: “Teatro dos Vampiros”.

O nome da música, creio que remete a uma obra da escritora americana Anne Rice, porque Teatro dos Vampiros, realmente é um teatro fictício no livro “Entrevista com o Vampiro”, onde vampiros encenam suas peças.
Continuando na letra da musica: “…Esse é o nosso mundo, o que é demais nunca é o bastate e a primeira vez é sempre a última chance.
Ninguém vê onde chegamos, os assassinos estão livres, nós não estamos…”
Se prestarmos atenção parece uma dica de que o mundo deles (dos vampiros) é diferente do nosso, o que é demais, nunca é o bastante, a sede deles nunca é saciada.
“E a primeira vez é sempre a última chance” porque? Porque depois de transformados não se pode voltar atrás, não há como se “destransformar”.
A outra parte da música “… ninguém vê onde chegamos…” A passagem do tempo para eles é totalmente diferente da nossa, por isso ninguém vê onde eles chegam, ninguém os alcança em idade.
Para finalizar, “…os assassinos estão livres, nós não estamos…”, na obra de Anne Rice citada, o vampiro Louis em uma atitude de vingança, mata quase todos os vampiros integrantes do “Teatro dos Vampiros”, em busca de vingança contra a morte de Cláudia e Madeleine, dois personagens da história.
Sem dúvida que cada um tem uma visão da música, uma interpretação, mas eu cheguei a estas conclusões. Se você tem alguma opinião e quer nos dizer, teremos o prazer de receber e publicar aqui mesmo.
Outra banda que cita os vampiros em uma de suas letras é U2, na música “Stay (faraway, so close)”:
“A vampire or a victim? It depend´s on who´s around”
“ Um vampiro ou uma vítima? Isto depende de quem está ao redor”.

Como interpretei esse trecho?
Imagino que um vampiro ou uma vítima dependa do ponto de vista de cada um. Um vampiro não se mostra às vitimas até ser tarde demais, portanto como saber se realmente é o que julgamos? Isso dependerá de quem está olhando porque um vampiro consegue identificar outro, porém um humano normal somente os identifica se for atacado por eles, o que os colocaria no papel de vítima.
Mais uma música que fala de vampiros e, desta vez, mais diretamente: “Doce Vampiro”, da Ritta Lee.
Na letra, Rita Lee consegue citar o ato de sugar o sangue, como forma de se alimentar do líquido quente e este ser bebido como um licor, já que para vampiros, o extase de beber alguém compara-se ao sexo.
Na frase “brindando a morte e fazendo amor”, podemos dizer que um vampiro pode levar a pessoa até quase a morte, ao sugar o sangue da vítima, podendo deixá-la inconsciente, beirando à morte… brindando à morte.

Na frase “Me ferindo me curando a ferida” está o ato de que um vampiro pode, simplesmente com o poder de sua saliva, curar os orifícios feitos para sugar o sangue.
Em outra frase que chama a atenção “Mas nada disso importa, vou abrir a porta pra você entrar”… segundo a lenda, um vampiro somente pode entrar na sua casa se você o permitir. O que leva a pensar que casa como se fosse sua vida. Ele somente pode entrar em sua vida se assim vc permitir.
Outra música que parece ter alguma mensagem, algo subliminar, quando prestamos atenção é a música “Fogo” do Capital Incial:
Na frase “Você é tão articulada, quando fala não pede atenção” podemos dizer que ele fala de uma vampira e de um poder que estes seres tem… a presença. Eles chamam a atenção por sua beleza, exuberância, eles conseguem atrair olhares de homens e mulheres que se sentem atraídos por eles.
Ainda temo aqui nesta “O poder de dominar é tentador. Eu já não sinto nada sou todo torpor.” Aqui, podemos dizer sobre o domínio que um vampiro pode exercer em um humano normal e o que eles podem pensar sobre os seres noturnos, o poder que eles tem de dominar de seduzir.
A musica, praticamente inteira, tem frases que podem ser analizadas pelo lado do misticismo vampirico: “Eu já não tenho escolha e participo do seu jogo, participo” Entendo eu que é um poder que o vampiro tem de seduzir a ponto de o ser humano não ter escolha, ou ainda dar um pouco de sua vitae para o ser e torná-lo escravo.
Mais uma parte da música: “Não consigo dizer se é bom ou mal, assim como o ar me parece vital. Onde quer que eu vá, o que quer que eu faça, sem você não tem graça…” Mais uma vez podemos dizer da influencia , escravidão a que o vampiro submete o ser humano, dando um pouco de sua vitae. O humano não sabe dicernir entre o bem ou mal por estar viciado naquele vampiro a ponto de ama-lo.
E ainda nesta frase “Você nunca se arrepende, você gosta e sente até prazer”, observo que os vampiros não tem arrpeendimentos por se alimentarem de humanos e sentem prazer no ato de sugar o sangue chegando a ser comparado ao ato sexual para humanos.
Finalizando a análize da música, na parte que diz: “Mas se você me perguntar eu digo sim, eu continuo porque a chuva não cai só sobre mim”

2 comentários: