7 de março de 2012

Instrumentos Ritualísticos

Sob uma abordagem ocultista, Rituais são cerimônias realizadas em determinadas situações para alcançar certas finalidades, como rituais de prosperidade praticados pelos antigos povos pagãos ou rituais de sacrifício oferecidos a alguma divindade.
Nestas cerimônias místicas, além de invocações e vestimentas, locais e horários apropriados, também são utilizados alguns instrumentos que têm por objetivo auxiliar as etapas da própria ritualização e criar uma associação simbólica entre os diversos elementos que a compõe.
Da mesma forma que há diversas doutrinas distribuídas pelas culturas e pela história, há também um acervo imenso de instrumentos ritualísticos utilizados. Deve-se considerar também que um mesmo instrumento ritualístico é encontrado em culturas distintas; porém, com um simbolismo semelhante.
Cada um desses instrumentos traz em si um rico e complexo simbolismo que pode variar de acordo com a crença no qual está inserido; além do material que é feito, tamanho, cor, forma etc.

Espada Ritual
Também conhecida por athame, pode ser uma espada de lâmina dupla ou um punhal de cabo preto. Está associada aos elementos fogo ou ar e traz um significado masculino relacionado ao falo (representação simbólica do pênis). É utilizada para traçar símbolos no ar e o círculo mágico, reconduzir fluxos de energia, lidar com seres invisíveis, mas nunca para ferir seres vivos. Há registros de seu uso ritual desde 200 a.C.

Varinha ou Bastão
O Bastão é um galho de alguma árvore que tenha propriedades consideradas sagradas (como a aveleira e o carvalho, por exemplo). Da mesma forma que a Espada Ritual, é utilizado para traçar e também está relacionado aos elementos ar ou fogo.

Bengala
Normalmente feita da madeira do sabugueiro ou pau-rosa, a bengala é um instrumento utilizado para bater no solo e marcar o ritmo de danças rituais ou apenas como um apoio do praticante em rituais cerimoniais. O aguilhão, que é uma bengala com a extremidade bifurcada, tem a mesma utilidade.

Cálice
É uma taça que pode ser feita de cristal, madeira, pedra, metal ou objetos da própria natureza, como uma concha. Está associado ao elemento água e simboliza o aspecto feminino, como o útero. É utilizado para ingerir bebidas rituais como vinho, água ou algum composto específico.

Caldeirão
Muito presente na Wicca, o Caldeirão, assim como o Cálice, representa o princípio feminino, útero ou o ventre da Deusa. É utilizado para comportar objetos que serão queimados, como papéis contendo invocações, pedidos e agradecimentos; como também no preparo de poções e rituais de divinação. Pode ser feito de metal (ferro fundido) ou cerâmica.
Na Wicca, no caso de possuir três pés de sustentação, significa as três faces da Deusa: donzela, mãe e anciã.

Pedras e Cristais
As pedras e cristais são elementos que reúnem diversos aspectos da natureza e são utilizados em rituais de cura, equilíbrio de chakras e nas faculdades físicas, espirituais e psicológicas. Os primeiros registros do uso de pedras e cristais são encontrados nas antigas civilizações grega e egípcia.

Vassoura
A vassoura, também chamada de Beson, é utilizada na Wicca (e em outras doutrinas semelhantes) como um instrumento de limpeza e purificação do ambiente. O cabo, que pode ser feito de vidoeiro, sorveira, espinheiro, entre outros, representa o princípio masculino e as cerdas da extremidade representam o princípio feminino.

Livro das Sombras
Do inglês, Book of Shadows, o Livro das Sombras é uma espécie de diário místico utilizado por praticantes de magia para registrar suas experiências, procedimentos e resultados de rituais, fazer anotações, receitas de poções e guardar qualquer tipo de informação que julgar necessário.
Não há qualquer orientação específica a respeito de sua composição física, tamanho, cor ou ornamentação, ficando à cargo de seu proprietário.

Bolline
É uma faca de aplicação prática, geralmente de cabo branco e lâmina em forma de lua crescente. É utilizada na Wicca para cortar alimentos ritualísticos, cordas e tecidos, colher ervas e frutas para rituais e gravar inscrições em madeira, argila, cera etc. Em contraposição ao athame, está associado ao princípio feminino da Deusa.

Pêndulo
Instrumento que consiste em um cordão (ou corrente fina) com um peso em uma das extremidades.
O peso (que é o pêndulo propriamente dito) pode ser de pedra, cristal, madeira ou metal. É utilizado como uma espécie de oráculo que responde às questões do operador, desde que este saiba interpretar seus movimentos.

Vela
Como um objeto de uso cerimonial religioso antiqüíssimo, as velas têm a propriedade de auxiliar a potencialização de rituais de pedidos, agradecimentos e oferendas. Mas também podem ser utilizadas como um purificador do ambiente, como uma forma de abrir portais que levam a outros mundos vibratórios, ou ainda, para promover contato com espíritos e anjos. As cores das velas também influem em sua aplicação; sendo que o praticante deve conhecer as propriedades de cada cor e decidir qual é mais adequada a determinada situação.

Corda
A corda deve ser confeccionada pelo próprio praticante levando em consideração também as cores e as associações de cores possíveis. É uma forma de mentalizar os objetivos do praticante e, ao concluí-la, deve ser exposta como elemento de decoração.

Espelho Mágico
É um espelho, geralmente de forma circular, que é utilizado para observar mundos espirituais, clarividência e situações que estejam se desencadeando simultaneamente em outros locais. Traz um simbolismo associado à Lua.

Sino
Na Wicca, os sinos são utilizados para produzir o sinal sonoro que inicia e encerra uma cerimônia ritualística. Também para despertar da meditação os participantes da cerimônia, invocar espíritos e afastar energias negativas, entre outros.

Cornucópia
É um recipiente em forma de um chifre cônico e curvado que também faz referência ao falo e, obviamente, ao princípio masculino da criação. No entanto, como o Cálice, seu interior representa o útero da Deusa. É usado para representar a fertilidade e abundância da terra que fornece o alimento.

Bola de Cristal
É uma esfera de quartzo utilizada para promover a clarividência e a adivinhação contemplativa, quando o praticante observa fixamente o cristal até que suas faculdades psíquicas se ativem e as imagens se formem espontaneamente na esfera. Também pode ser utilizada como um canal de comunicação com a divindade e para armazenar energias geradas em um ritual.

Turíbulo
O turíbulo ou incensório é um recipiente metálico sustentado por uma corrente que contém incensos e ervas que são queimadas a fim de produzir um aroma determinado. É usado para homenagens, celebrações e purificação de ambientes. Está associado ao elemento ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário