19 de março de 2012

O Adestramento Do Mago Vol. II

Preparação do Corpo Físico

Vimos no capítulo precedente que vontade se fortalece se exercitando. Recomendam os grandes Mestres que o adestramento do mago comece pela ação da vontade diretamente e imediatamente sobre os outros dois corpos: o corpo físico e o corpo-impulsivo. Considerando ainda entre o corpo físico e o impulsivo, o mais rebelde é o impulsivo, é estratégico agir primeiramente tendo em vista o organismo e por uma extensão de efeitos, atinge-se também o animal em nós. O primeiro passo para domar o corpo físico é respeitar suas necessidades, seguindo um velho conselho budista:

"Comer, quando se tem fome
Beber, quando se tem sede
Dormir, quando se tem sono"



Se perdeu-se a fome ou come-se demais. Se bebe-se o que não presta e esquece da água. Se é insone quando deveria ter sono e sonolento quando deveria estar desperto, então estamos diante de um organismo totalmente desequilibrado, abalado por desregramentos que devem ser controlados imediatamente. Todos sabemos bem o porquê destes desequilíbrios quando eles se instalam em nossas vidas. Sabemos que há os que não dormem por ansiedade, por preocupação. Para esses casos, dizia Santo Agostinho: "A preocupação é uma enfermidade da alma".

De fato, ter uma preocupação é ter uma doença da alma, específicamente, uma doença do ser raciocinante, que tem o mau hábito de ficar remoendo os problemas que estão por vir mesmo depois de toda uma situação já equacionada e tudo o que podia ser feito já foi feito. Distúrbios semelhantes acontecem com a sensação de fome, que nos foge totalmente ou se exacerba por ansiedade.

Quanto à sede, é comum que as pessoas simplesmente se esqueçam de beber água causando enormes dificuldades ao metabolismo porqueque a água é o veículo de todas as operação bio-químicas do organismo. Sem a água de que necessita, o corpo, trabalha com água reciclada de si mesmo, resseca-se portanto e as vezes, utiliza "água suja".

Mas não param aí os cuidados corporais básicos para a formação do mago. Higiene pessoal regular e cuidadosa é uma prática obrigatória para quem quer dominar sua vontade. É um exercício de constância, de persistência e inclui, desde o banho completo em horários regulares até o asseio mais cuidadoso com unhas, dentes e cabelos. Além de serem práticas que submetem o animal em nós, sempre predisposto à preguiça, são também práticas que fortalecem a auto-estima e representam uma vantagem a mais para o magista em situações de relacionamento social em lugares públicos.
Os cuidados pessoais, representam também e sobretudo, o reconhecimento objetivo, em práticas, da verdade transcendente de que nossos corpos são nossos templos e cumpre tratá-los como trataríamos um desses tesouros arquitetônicos que fazem a fortuna da indústria do turismo.

Links Relacionados:

Conceito de Magia Segundo Papus
A Constituição Do Ser Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário